Com dezembro chegando e a temporada de compras para o fim de ano a todo vapor, fica a dúvida sobre o dia correto para montar as decorações natalinas, especialmente a árvore de Natal, um grande símbolo da celebração cristã que comemora o nascimento de Jesus.
Vale lembrar que além de uma grande fase para o varejo e comércio, o Natal é uma data religiosa de alta importância para os católicos. O uso da árvore lembra simboliza a vida, a esperança e a renovação.
Segundo o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em entrevista à Gazeta do Povo, a montagem da árvore deve começar ao mesmo tempo que se inicia o advento para a Igreja, no dia 30 de novembro.
Ainda, a árvore deve ser estruturada em partes e não de uma única vez. Esse processo deve acompanhar as quatro semanas do advento, montando aos poucos os enfeites.
O padre ainda revelou que é importante guardar os adereços importantes para colocar após o dia 17 de dezembro, pois é nesta data que a Bíblia começa a descrever o nascimento de Jesus.
Há data para formar o presépio?

Já para a montagem do presépio, em que é reconstituída a cena do nascimento de Jesus, é importante seguir as mesmas recomendações. O ideal também é construir a imagem do presépio junto das crianças, para entenderem o real significado do Natal.
Ainda de acordo com o padre, essa parte foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus.
E qual é a hora certa de desmontar a decoração natalina?
Se há momento certo para montar a árvore e adicionar as decorações festivas, a Igreja também define a data ideal para começar a tirar os enfeites e desmontar a árvore.
O dia tradicional para desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é o 6 de janeiro, conhecido também como o Dia de Reis.
Essa data é marcada pela visita dos três magos, que trazem presentes para Jesus e marcam o final do Natal e início do tempo comum para a Igreja.
