Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioLifestyleEntre neblina e montanhas: conheça o vilarejo mais gelado...

Entre neblina e montanhas: conheça o vilarejo mais gelado do Brasil

Este local frio e aconchegante, que recebeu o apelido de “vilarejo mais gelado do país”, oferece tradição, lindas paisagens e um clima que foge do padrão tropical brasileiro

Cravado na Serra do Espinhaço, a cerca de 19 km do centro histórico de Ouro Preto (MG), Lavras Novas é um vilarejo de pouco mais de 1,5 mil moradores que chama a atenção.

As ruas de pedra, os lugares coloridos e as igrejas setecentistas contam histórias do século XVIII, quando o povoado surgiu a partir das “novas lavras” abertas durante o ciclo do ouro.

Atualmente, o pequeno distrito oferece tradição, lindas paisagens e um clima que foge um pouco do padrão tropical brasileiro, o que fez com que recebesse o apelido de “vilarejo mais gelado do país”, por mais que não tenha um registro oficial do título.

Clima e altitude

Localizado entre 1,2 mil e 1,5 mil metros de altitude, Lavras Novas tem aquele frio que vem do relevo. A altitude diminui as temperaturas médias, favorece ventos constantes e faz com que as manhãs contem com muita névoa. As noites são frias até no verão e as tardes raramente ficam abafadas.

Em julho, o mês mais frio, as máximas giram em torno de 21°C, enquanto no ápice do verão os termômetros alcançam entre 24 °C e 26 °C.

Leia também: Reguladores financeiros globais aumentarão monitoramento sobre IA

O destaque também vai para a amplitude térmica. São dias amenos e noites que pedem casaco praticamente o ano inteiro.

Apesar da fama de frio intenso, o clima é de montanha, equilibrado e refrescante, mas ainda longe dos extremos registrados em cidades do Sul.

Estilo de vida

A vida em Lavras Novas conserva aquele espírito de interior, com os moradores vivendo de portas abertas e com ritmo desacelerado, conforme mostra o Click Petróleo e Gás.

Fora de temporada, o vilarejo volta com o sossego, mas nos feriados e férias a população se multiplica com a chegada de visitantes. O acesso pode ser feito através de estrada de serra sinuosa, o que exige mais atenção em dias de chuva ou neblina.

Vilarejo em dia ensolarado
Vilarejo (Foto: Freepik)

Turismo e gastronomia

A vila é pequena e pode ser percorrida a pé. Em questão de minutos, é possível sair da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e chegar a mirantes que mostram a paisagem ondulada da serra.

Trilhas curtas te levam até cachoeiras e lajes de pedra para ver o pôr do sol. Guias locais também organizam passeios.

Leia também: CNH mais barata: governo propõe reduzir até 80% do custo da habilitação

gastronomia completa a experiência. Fogão a lenha, queijos artesanais, doces de compota e cafés coados dão o tom mineiro das pousadas e bistrôs.

Tradição e preservação

Lavras Novas tem forte herança cultural, com comunidade majoritariamente negra e festas religiosas que não deixam a identidade local morrer.

O turismo trouxe novas pousadas e comércios, mas o centro histórico preserva o simples, indo de acordo com as diretrizes de conservação de Ouro Preto.

Melhor época para visitar

O inverno é ideal para conhecer o estereótipo serrano, com ar seco, céu limpo e madrugadas geladas. Já o verão, mais úmido, oferece cachoeiras cheias e vegetação viva, mas sem calor extremo. Em qualquer época, vale levar agasalho e ter cautela nas curvas da serra.

No conjunto, Lavras Novas é um vilarejo frio, montanhoso e acolhedor. Um destino que mostra o charme do clima ameno junto com a natureza.

Notícias que importam para você

Imagem mostra alimentos ricos em proteína, como ovos, peixe, oleaginosas e frango

Governo dos EUA aconselha mais proteína e menos açúcar em nova pirâmide alimentar

Secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., afirma que governo declarou uma "guerra ao açúcar adicionado"
Anvisa proíbe venda de chá de camomila com larvas e insetos

Anvisa proíbe venda de chá de camomila com larvas e insetos

Produto da marca Água da Serra apresentou 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos em 25g, ultrapassando limite permitido de 90 fragmentos
Kiwi

Associação britânica recomenda kiwi e psyllium para ajudar intestino preso

Novas diretrizes oficiais identificam alimentos específicos com eficácia comprovada em 75 estudos clínicos, incluindo pão de centeio e águas minerais ricas em magnésio.