Ora‑pro‑nóbis, nome popular da Pereskia aculeata, é uma planta comestível, considerada uma PANC (planta alimentícia não convencional), onde as folhas apresentam alto valor nutricional.
No Brasil, a ora-pro-nóbis é tradicionalmente produzida junto a culinária de estados como Minas Gerais e Goiás e incorporada em pratos regionais. Também são cultivadas em hortas domésticas e vasos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O estudo Physicochemical Composition and Antioxidant Activity of Fresh Leaves of Pereskia aculeata Miller (Ora‑Pro-Nóbis), avaliou as folhas frescas da planta e encontrou 87% umidade, 2,60% proteínas e 0,30% de lipídios.
Além disso a planta possui 2% fibras dietéticas e forte capacidade antioxidante e alto teor de compostos fenólicos.
Leia: Queda de cabelo: a ora-pro-nóbis pode ser a solução? Descubra
Como ela age no corpo?
A análise revelou que a planta eleva a atividade antioxidante e os extratos apresentam forte capacidade de neutralizar radicais livres, compostos fenólicos presentes nas folhas.
Segundo o Minha Saúde, ora-pro-nóbis é usada, principalmente, como alimento sendo ótimo para dietas baseadas em fontes de vegetais, proteína e nutrientes.
Além das folhas, são consumidos também os brotos, as flores e os caules.
A ora-pro-nóbis se destaca pela composição equilibrada de proteínas, fibras, vitaminas A e C, ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Esses nutrientes fortalecem os ossos e o sistema imunológico, também ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na saúde intestinal.

Como conservar em casa
Para manter a ora-pro-nóbis fresca por dias, a conservação na geladeira é o método mais indicado.
É recomendado lavar bem as folhas, secar com papel toalha e deixá-las em um recipiente com tampa, intercalando entre papel toalha e folhas. Isso evita a umidade excessiva.
O estudo Handling and postharvest shelf life of ora‑pro‑nobis leaves, publicado pela Acta Scientiarum: Agronomy em 2015, concluiu que a planta armazenada em embalagem apropriada aumenta a vida útil da folha por até 168 horas (7 dias).
Pós‑colheita as folhas devem ser armazenadas a 5 °C e 25 °C.
Cultivo doméstico é possível?
A revista Haus indica que a ora-pro-nóbis é uma planta de fácil cultivo e adaptável a diferentes tipos de solo e ambientes, desde jardins a vasos em apartamentos.
Mas para manter o cultivo é necessário haver luz solar direta por algumas horas todos os dias.
A planta é tolerável ao sol pleno ou a meia‑sombra e deve receber luz entre 3 a 4 horas de por dia e regar a planta moderadamente, cerca de duas a três vezes por semana.
Quando colocada em vaso, deve receber terra vegetal húmus de minhoca que produz nutrientes e ajuda no enraizamento.
Como usar a planta?
Com a Ora‑pro‑nóbis é possível fazer refogados, sopas, omeletes e massas, substituindo ou complementando verduras tradicionais.
Suas folhas, normalmente são colocadas cruas em saladas, além do sabor, aumenta as proteínas e fibras das preparações.
Outra forma de uso é o preparo de farinhas a partir das folhas secas e trituradas e usadas em pães, bolos, panquecas e entre outros.
E mais… O que acontece com o corpo se comer ora-pro-nóbis todos os dias?
