Uma mistura poderosa é o alecrim com sal grosso, mas sua utilidade vai para além das panelas: essa junção garante ambientes mais equilibrados quando colocados em um pote e espalhamos pela casa.
Além disso, é um ótimo purificador natural do ar, com ingredientes fáceis de encontrar e que não pesam no bolso. O aroma ainda deixa o local mais agradável e promove bem-estar a quem está por perto. As dicas são da Catraca Livre.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Não há segredo para garantir o efeito desejado: basta escolher um frasco de vidro limpo e seco e colocar os ingredientes. Uma recomendação é colocar a camada de sal grosso no fundo do recipiente e, em seguida, os ramos frescos de alecrim. Caso queira, é possível seguir essa intercalação para potencializar o efeito e deixar o espaço mais bonito.
Quais os efeitos do alecrim com sal grosso?

O uso dessa mistura será diferente caso o frasco fique aberto ou fechado. Na primeira opção, os ingredientes ajudam a perfumar o espaço com mais facilidade e repelir alguns insetos. Já a segunda escolha ajuda a absorver a umidade do ar, funcionando como um purificador de ar.
Leia mais: Suco de beterraba com limão: quais doenças a bebida pode ajudar a “curar”?
Ainda, é importante pensar em qual local da casa o recipiente ficará, o que também traz benefícios diferentes. Veja algumas alternativas:
- Próximo ao hall de entrada, para proteção energética da casa;
- Em salas e corredores, que mantém o ambiente perfumado e promove bem-estar das pessoas em circulação;
- No banheiro ou cozinha, a mistura não apenas combate umidade, como ajuda a neutralizar odores persistentes;
- Por fim, colocar o frasco próximo a armários e espaços mais fechados ajuda a preservar o ar seco e evitar mofo.
Quanto tempo a mistura de alecrim e sal grosso dura?
Ainda segundo a Catraca Livre, devido ao forte aroma do alecrim, o efeito da mistura costuma ser mais intenso durante as primeiras semanas após a montagem do frasco. Porém, a depender de quantas pessoas circulam pelo local e a umidade, será necessário refazer a mistura a cada 30 ou 45 dias.
Vale destacar que se o sal estiver totalmente úmido, o ingrediente já absorveu o máximo de umidade e a recomendação é trocar o recipiente e jogar fora o sal utilizado. Além disso, se o aroma do alecrim enfraqueceu ou sumiu, também é recomendado trocar os ramos da planta.
