Primo do pepino, abóbora e melão, um vegetal pouco falado é um dos mais poderosos para a saúde do corpo humano: o maxixe. Caracterizado por seu fruto pequeno, verde e repleto de espinhos macios, ele possui um sabor um pouco mais ácido, que pode lembrar o pepino.
- Leia também: Ceia de Natal: 3 menus completos para até 6 pessoas
De acordo com o portal Minha Vida, o maxixe tem origem africana e chegou ao Brasil durante o período colonial, junto dos escravos. Com o tempo, se adaptou ao clima do país e é até hoje muito cultivado, especialmente na região Nordeste.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
E esse alimento possui uma riqueza nutricional que garante fibras, vitaminas, minerais e protege o sistema vital de diversos problemas.
5 benefícios do maxixe para a sua saúde

- Ajuda na digestão e alivia a prisão de ventre: devido às boas quantidades de fibras solúveis e insolúveis, o intestino potencializa seu processo de digestão, o que auxilia na prisão de ventre e melhora a sensação de saciedade, o que também regula o peso;
- Saúde muscular, óssea e cardiovascular: o maxixe também contém uma farta fonte de magnésio, potássio e cálcio, que beneficiam diretamente no corpo, regulando a pressão arterial e fortalecendo ossos, por exemplo;
- Sistema imunológico fortalecido: as propriedades antioxidantes do vegetal, como a vitamina C, ajudam a combater radicais livres que podem infectar o corpo, além de prevenir o envelhecimento precoce;
- Controla a glicemia: pacientes diabéticos ou pré-diabéticos podem se beneficiar bastante do maxixe, visto que as fibras e o baixo índice glicêmico ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue;
- Hidratação: o alimento é composto por cerca de 95% de água, sendo uma comida potente para o processo de hidratação, em especial nos dias quentes de verão.
- Leia mais: 5 benefícios do suco de beterraba com cenoura que você precisa conhecer
Como preparar o maxixe para aproveitar os benefícios?
Além dos inúmeros benefícios, o maxixe também é um alimento simples de preparar, ao contrário do que se imagina. Vale destacar que os espinhos são macios e comestíveis, sem a necessidade de descascar completamente.
Para limpar corretamente, lave bem em água corrente e retire o excesso dos “espinhos” com uma escovinha ou as mãos.
Na hora de cozinhar o maxixe, é possível refogá-lo com alho e cebola, cozinhar com carnes, adicionar na salada, moquecas e diversos outros pratos, desde que esteja cozido. Ainda segundo o portal Minha Vida, o sabor desse alimento combina com azeite, coentro, pimentões e até mesmo leite de coco.
