Manter a casa limpa é um hábito para saúde, bem-estar e estética, mas muitas vezes as pessoas podem exagerar. É comum utilizar a combinação de produtos de limpeza, pensando que vai “limpar” melhor. No entanto, esses hábitos podem trazer sérios riscos para sua saúde.
Para que você entenda a razão, separamos algumas misturinhas que você jamais deve fazer na sua casa, com informações do portal Tudo Gostoso.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Por que não se deve misturar produtos de limpeza?
Quando você mistura muitos produtos, com fórmulas diferentes, você cria uma reação química que neutraliza o efeito. Ou seja, você acha que está potencializando a limpeza, mas na verdade só gastou produto.
Além desse desperdício, dependendo do que e em qual local você mistura produtos de limpeza, pode ocorrer o efeito rebote: ao invés de limpar, infecta. A junção de produtos pode liberar gases tóxicos no ambiente, principalmente em cozinhas sem ventilação, banheiros ou locais muito fechados.
Esses gases podem causar problemas a sua saúde, contribuindo para queimaduras, falta de ar e tonturas.
Leia também: Como preparar creme de hidratação profunda com Aloe Vera em casa?
Posso usar um produto após o outro?
Ainda que não haja a intenção, aplicar um após o outro sem realizar um enxágue adequado, também pode causar uma reação química, então é sempre bom não arriscar.
Leia mais: Pessoas mais felizes fazem isso toda manhã
Combinações que são perigosas, mas não parecem
Para te auxiliar no processo de saber o que deve ou não usar, veja abaixo 5 misturinhas que você não deve fazer para limpar a sua casa:
- Vinagre e bicarbonato de sódio: apesar de muito usados em receitas caseiras de limpeza, essa dupla se anula quimicamente. Em grandes quantidades, a reação libera gás carbônico, podendo provocar pequenas explosões.
- Água sanitária e vinagre: quando o ácido acético presente no vinagre entra em contato com o hipoclorito de sódio da água sanitária, ocorre a liberação de gás cloro, um agente corrosivo que agride o sistema respiratório.
- Detergentes e desentupidores de pia: a interação entre os ácidos potentes dos desentupidores e o sabão pode gerar vapores voláteis e irritantes, responsáveis por sintomas como náuseas e dores de cabeça.
- Água sanitária e álcool: essa mistura resulta na formação de ácido hipocloroso e gás cloro, substâncias que comprometem pulmões e coração.
- Água sanitária e amônia: juntos, esses produtos produzem cloraminas, gases extremamente tóxicos que irritam olhos e pulmões e podem provocar queimaduras na pele.

Como posso deixar minha casa limpa sem correr riscos?
Para manter a limpeza sem riscos, utilize cada produto de forma isolada. Em caso de incerteza, não misture substâncias: siga as instruções dos rótulos e proteja-se com luvas.
Leia ainda: Você deve ferver folhas de eucalipto com canela por esse motivo
