Os princípios do Feng Shui dizem que plantas de interior têm o potencial de atrair sorte, prosperidade e energia positiva aos ambientes domésticos.
Feng Shui é uma prática chinesa que harmoniza a energia dos ambientes para promover equilíbrio, bem-estar e prosperidade na vida das pessoas.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo
Mas, para que essa simbologia se torne de fato eficaz, a planta deve receber os cuidados adequados como boa incidência de luz indireta, rega moderada e manutenção regular.
A vegetação saudável, com folhas arredondadas e aparência vigorosa funciona como um símbolo de abundância e bem‑estar. Veja quais plantas são conhecidas por atrais boas energias. As informações são do portal Catraca Livre.
1. Bambu da sorte
A escolha da espécie e de seu posicionamento pode tornar a natureza um “amuleto verde” para quem adere à tradição. O bambu da sorte é considerado uma das plantas mais poderosas para atrair sorte e prosperidade.
O número de hastes têm significado.
- Três hastes são felicidade, riqueza e longevidade;
- Cinco hastes significa saúde;
- Oito considera ser para crescimento.
Para o cultivo a planta deve receber luz indireta de intensidade baixa a média. Ela também pode crescer em água com pedrinhas ou em solo.
Troque a água cada uma ou duas semanas. Em solo mantenha a umidade sem precisar encharcar.
2. Planta Jade
Conhecida também como “planta‑moeda”, a Jade é associada à fortuna e prosperidade no Feng Shui.
O cultivo é simples, a planta tem que estar em ambiente interno com luz indireta brilhante e regas apenas quando o solo estiver completamente seco.
Evite o excesso de água na planta.
3. A Árvore-da-borracha
Conhecida como planta borracha, tem folhagem espessa e folhas largas arredondadas. A planta significa abundância e prosperidade no Feng Shui.
Sua presença pode contribuir tanto para a riqueza simbólica e melhoria da qualidade do ar. Sempre cultive a planta com luz indireta moderada e permita que o solo seque um pouco antes de regar novamente.
Evite o excesso de água na planta.
4. Lírio-da-paz
O lírio é uma planta que traz harmonia, paz e purificação energética aos ambientes, qualidades valorizadas por quem segue os preceitos do Feng Shui.
O seu cultivo não é difícil. Luz indireta e solo sempre levemente úmido. É adequada para todos os tipos de ambiente.
5. Orquídeas
As orquídeas estão associadas à harmonia, beleza e energia positiva nos ambientes. No Feng Shui atraem boas relações e a elevação da energia do lar.
Para cultivar prefira luz indireta e solo levemente úmido, evitando encharcar.

6. Espada de São Jorge
Todo mundo que sabe do poder das plantas já usou Espada de São Jorge em algum momento da vida. A Espada é uma planta de proteção e afasta energias negativas. Ela traz estabilidade ao ambiente.
Suas folhas rígidas e pontiagudas simbolizam força e resistência, sendo considerada um escudo verde para o lar.
É recomendado luz indireta para o cultivo ou meia-sombra e regas moderadas, permitindo que o solo seque entre uma rega e outra. É uma planta bem resistente!
7. Árvore do dinheiro
Bem conhecida, simboliza prosperidade, riqueza e estabilidade financeira. No Feng Shui é comum ela sempre estar no canto sudeste da casa, é muito associada à fortuna.
Adaptável bem à luz indireta e solo bem drenado, precisando de regas moderadas.
8. Citrus – árvores cítricas pequenas
São pequenas árvores cítricas, como limão, laranja ou lima, são consideradas plantas de sorte que atraem riqueza, abundância e energia positiva.
Coloque-as em área sudeste da casa ou perto da entrada, em luz solar plena de 6 a 8 horas e solo úmido bem drenado.
9. Camedórea-elegante
Uma palmeira de interior popular por sua elegância e capacidade de trazer harmonia e energia positiva aos ambientes. Simboliza vitalidade e crescimento constante. Para cultivo prefere luz indireta e solo levemente úmido.
10. Samambaia americana
Ela tem exuberância e folhas longas e pendentes, é considerada uma planta que atrai boa sorte e purifica o ar, simbolizando proteção, harmonia e renovação da energia.
A samambaia prefere ambientes com luz indireta brilhante e solo sempre úmido, evitando encharcamentos.
