O guia de comida americano Taste Atlas publicou nesta semana uma lista de melhores pratos brasileiros avaliados por usuários de diversos países.
O ranking mostra comidas de todas as regiões do país, e vai desde carnes renomadas, até sobremesas e lanches famosos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
15 melhores pratos brasileiros segundo o Taste Atlas
1. Picanha
Um dos nossos cortes queridinhos no churrasco, a picanha é destacada no ranking como “indispensável” no churrasco brasileiro, e todas as melhores churrascarias precisam ter no cardápio.
2. Bife a parmegiana
Apesar de ter um pézinho na culinária italiana, o bife a parmegiana tem todo o coração dos brasileiros. É feito com cortes de alta qualidade, bem temperado e empanado com farinha e ovo.
3. Pão de queijo
Esse não podia faltar! Um clássico mineiro perfeito para café da manhã, lanche ou café da tarde. Uma curiosidade interessante, é que o pão de queijo nasceu das invenções culinárias dos escravos africanos, que usavam o resíduo da mandioca em forma de amido, moldado em bolinhas e assado.
Sem queijo, era apenas amido assado. No fim do século XIX, já em Minas Gerais, com maior acesso a leite e queijo, esses ingredientes foram incorporados, e surgiu o pão de queijo como conhecemos hoje.
Leia mais: 3 acompanhamentos que não podem faltar no seu churrasco
4. Costela
Outro corte bem popular no país, são assadas em espetos ou grelhadas, temperadas para criar uma carne bem saborosa e macia.
5. Contrafilé
Perfeita para espetos, também está no top 15 de comidas brasileiras mais admiradas. É uma carne suculenta e também é perfeita para cozimentos.
6. Doce de leite
Um dos doces mais versáteis que temos! Pode ser usado como recheio, doces, pães ou até mesmo puro. Além disso, pode ser acompanhado de várias especiarias, como coco ralado, canela, ameixa e etc.
7. Pudim
Cada família tem sua receita, e o importante é que um pudim gostoso e cremoso, é só do Brasil mesmo. Uma curiosidade é que de acordo com lendas populares, essa sobremesa teria origem no antigo pudim de prisco, criação atribuída ao padre português Manuel Joaquim Machado, conhecido como Padre Prisco.

8. Coxinha
Quem não se encanta com uma boa coxinha de frango bem crocante? Criado no século XIX, o salgado se espalhou nos anos 1950 para o Rio de Janeiro e o Paraná, tornando-se um dos mais populares do Brasil.
9. Escondidinho
Perfeito para qualquer momento, o escondidinho é um prato versátil, preparado com carne bovina, frango, peixe, carne suína ou camarão. A versão tradicional, conhecida como escondidinho de carne seca, combina carne salgada com purê de batatas.
10. Pastel
Seja de carne, queijo, frango, ou de chocolate, o pastel é um dos “fast foods” mais comuns no país. Que vai desde feiras de rua, até qualquer lanchonete que você encontrar. Um fato sobre é que a origem do prato é desconhecida, mas acredita-se que tenha evoluído do rolinho primavera chinês, introduzido no Brasil por imigrantes japoneses.
Leia também: Ceia de Natal na air fryer: 4 receitas para montar cardápio completo
11. Mousse de maracujá
Azedinha e doce na medida, é uma das sobremesas mais fáceis de fazer. Com apenas 3 ingredientes (leite condensado, maracujá e creme de leite), você encanta qualquer pessoa com esse doce.
12. Feijão tropeiro
Tradicional do estado de Minas Gerais, é uma refeição que sustenta muito. Feita com feijão, farinha de mandioca, carne seca ou salgada. Sua origem é incerta, há indícios de que a receita era popular entre os tropeiros no período colonial, surgiu das longas viagens a cavalo, quando levavam feijão, farinha e carne seca.
13. Bobó de camarão
Clássico do nordeste, o bobó de camarão é presença constante em restaurantes tradicionais e self-service baianos, servido sempre com arroz. Preparado com purê de mandioca, leite de coco, azeite de dendê, e claro, camarões, o prato tem raízes africanas.
A palavra bobó vem do povo Ewe e originalmente designava uma receita com feijão. No Brasil, porém, os afrodescendentes adotaram a mandioca, criando a versão que conhecemos hoje.
14. Vaca atolada
A vaca atolada é um prato típico de Minas Gerais, feito com costela bovina, mandioca, temperos e molho espesso, daí o nome, “boi atolado na lama”. Tradicionalmente, é servida com arroz branco e salada, sendo muito popular nas regiões do interior do Brasil.
15. Queijo coalho
Perfeito para o churrasco, petisco na praia, ou para ser grelhado em qualquer lugar, o queijo coalho fecha a lista em 15° lugar.
Leia ainda: Panetone de Morango do Amor? Veja a receita que pode fazer sucesso no seu Natal
