De acordo com a Anvisa (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos), em 2023 foram analisadas 1.201 amostras de frutas e, em diversas delas, foram detectados resíduos de pesticidas.
Outro relatório publicado em fevereiro de 2024 pela organização PAN Europe revelou que, entre 2011 e 2021, houve um crescimento expressivo da presença de pesticidas do grupo PFAS, conhecidos como forever chemicals pela persistência no ambiente e no organismo humano em frutas e vegetais comercializados na União Europeia.
Os dados despertam a curiosidade de como manter nossos alimentos limpos, seguros e livres de larvas ou bactérias para o consumo. Uma das soluções que combina praticidade e preço bom é a formulação caseira de bicarbonato de sódio, água e limão ou vinagre branco.
A mistura promete remover até 96% dos pesticidas em frutas e legumes.
Leia: Para que serve misturar bicarbonato de sódio e cola? Descubra truque
Por que a mistura é poderosa?
A receita popular é: 2 litros de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato e 1 xícara de vinagre ou suco de limão. O bicarbonato de sódio é um composto alcalino.
Em estudo conduzido pela University of Massachusetts Amherst, soluções alcalinas mostraram capacidade de degradar parcialmente pesticidas como phosmet e thiabendazole de maçãs, removendo grande parte dos resíduos que permaneceram na superfície.
A combinação com suco de limão ou vinagre acrescenta acidez ao processo. Soluções ácidas têm demonstrado boa eficiência na limpeza de cascas, ajudando a soltar partículas aderidas e microfilmes que podem reter pesticidas.
Embora o estudo clássico que embasa o “96%” não use limão, pesquisas recentes mostram que soluções ácidas podem potencializar a remoção superficial quando combinadas com lavagem prolongada.
Quando e como usar a mistura corretamente
Pesquisas brasileiras que testaram vinagre, suco de limão e bicarbonato indicam que o tempo de contato é tão importante quanto a composição, como, por exemplo: deixar as frutas ou legumes imersos por 10 a 15 minutos na mistura, esfregar suavemente alimentos com cascas mais firmes, enxaguar em água corrente após o processo e usar principalmente em alimentos consumidos com casca como maçã, pêra, pepino, morango e uva.
O limão mostrou excelente desempenho para alguns pesticidas específicos, e eficiência mais baixa para outros.

O que pode ocorrer se a mistura for usada de forma errada?
Segundo especialistas em segurança química e dermatologia brasileiros, o bicarbonato de sódio, por ter o pH alcalino, pode perturbar o manto ácido da pele, provocando ressecamento e até irritação quando usado em contato direto frequente.
O suco de limão tem ácido e pode causar ardência, sensibilização e irritação, principalmente em peles mais sensíveis, e ainda aumentar a fotossensibilidade, elevando o risco de manchas ou queimaduras.
Além disso, misturar substâncias ácidas, como vinagre ou limão, com bicarbonato provoca liberação de dióxido de carbono. Em concentrações altas ou recipientes fechados, pode ser instável ou produzir reação exagerada.
Leia também: 5 misturas de produtos PROIBIDAS que causam intoxicação na hora da limpeza
Outras soluções poderosas
Algumas outras soluções podem ajudar você a se livrar das bactérias em alimentos. Lavar os alimentos sob água corrente enquanto se esfrega a superfície com as mãos ou uma escovinha, é eficaz principalmente para resíduos superficiais.
Frutas cerosas, como maçãs e pimentões, podem se beneficiar de uma breve imersão em água morna, isso ajuda a soltar resíduos aderidos, mas não deve ultrapassar alguns minutos para não acelerar a deterioração.
Produtos prontos à venda, feitos para remover pesticidas e ceras, geralmente à base de surfactantes seguros para alimentos também podem funcionar. Água tratada por eletrólise que produz espécies oxidativas ou pH alcalino/ácido.
Imersão, entre 10 a 15 minutos, em água com vinagre ajuda a remover alguns pesticidas e micro-organismos. Em seguida enxágue em água corrente para retirar o sabor residual.
E mais… Misturar vinagre e azeite? Aprenda o truque caseiro que quase ninguém conhece
