O Taste Atlas é um guia de sabores, que informa os melhores pratos tradicionais, ingredientes locais e os melhores restaurantes ao redor de todo o mundo. De acordo com o site da plataforma, os usuários contribuíram para construir um catálogo de mais de 10 mil recomendações de alimentos e bebidas.
Aqui no Brasil, a enciclopédia selecionou os 10 melhores restaurantes em São Paulo para você saborear refeições deliciosas e únicas. O guia conta com restaurantes para todos os gostos: comida brasileira tradicional, comida nordestina e botecos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
1. Mocotó
O restaurante localizado na Vila Medeiros, zona norte da capital, tem no cardápio pratos tradicionais da comida sertaneja brasileira. Foi fundado em 1973, e é comandado pelo chef Rodrigo Oliveira. O restaurante conta com pratos icônicos como o baião de dois, a carne de sol na brasa e o famoso dadinho de tapioca. Em 2024, o restaurante recebeu o selo Bib Gourmand pelo Guia Michelin.
2. Restaurante Banzeiro
O restaurante explora a comida amazônica, com releituras de pratos especiais como costelinha de tambaqui agridoce, moqueca banzeiro e pato no tucupi. Inaugurado em 2019, é comandado pelo chef Felipe Schaedler. O estabelecimento está localizado no Itaim Bibi, e tem o selo Bib Gourmand do Guia Michelin.
Leia também: Conheça os ingredientes do sanduíche mais caro do mundo, que custa quase 6 mil dólares
3. A Baianeira
Localizado na Barra Funda, bairro da zona oeste, o restaurante conta com um cardápio de comidas tipicamente brasileiras, como feijoada, escondidinho de sururu e bobó de camarão. Além de pratos com carne, também tem diversas opções para veganos e vegetarianos. O menu é assinado pela chef Manuelle Ferraz. Em 2019, o lugar foi inserido no Guia Michelin, com o selo Bib Gourmand.
4. Tordesilhas
O restaurante localizado no tradicional bairro dos Jardins, oferece pratos simples e saborosos como moqueca capixaba, barreado e picadinho. Comandado há mais de 30 anos pela chef Mara Salles, oferece uma experiência incrível desde a entrada até a sobremesa. O lugar também está no Guia Michelin.
5. Bar e Lanches Estadão
Uma referência na capital paulista desde os anos 60, o bar é tradicional e muito conhecido por seus almoços, petiscos e principalmente, por seu sanduíche de pernil. A lanchonete na região central paulistana, é muito frequentada por artistas e jornalistas.
Leia também: Capital da Linguiça fica no interior de SP e vem atraindo turistas pela gastronomia; confira
6. Veloso Bar
Localizado no tradicional bairro da Vila Mariana, o boteco oferece uma experiência marcante para quem frequenta. Intimista, o bar conta com apenas quatorze mesas, para deixar o clima ainda mais aconchegante. O cardápio conta com opções deliciosas como bolinho de arroz, coxinha e croquete de lombo.
7. Balaio IMS
Localizado dentro do Instituto Moreira Salles, o restaurante conta com culinária de diferentes partes do país e oferece pratos como lasanha caipira, arroz de pato e namorado assado. O menu é comandado por Rodrigo Oliveira, proprietário do famoso restaurante Mocotó. Em 2025, o lugar foi incluído no Guia Michelin.
Leia também: Rodrigo Oliveira transforma o Mocotó em referência mundial sem sair da Vila Medeiros
8. Jiquitaia
O restaurante localizado no bairro do Paraíso, oferece uma comida tipicamente brasileira e conta com pratos como quiabada com camarão, bochecha de porco grelhada e arroz de pato no tucupi. O menu é assinado pelo chef Marcelo Corrêa Bastos e conta com opções vegetarianas e veganas.
9. FrangÓ
O tradicional boteco localizado na Freguesia do Ó, oferece petiscos e pratos tradicionalmente paulistanos. Frango a passarinho, filé de frango a parmegiana e porções de croquetes e pastéis estão entre os itens mais pedidos pelos clientes.
10. Bar do Mané
O bar oferece um dos pratos mais tradicionais da capital paulista: o famoso sanduíche de mortadela. Localizado dentro do Mercadão Municipal, o bar é uma parada obrigatória para turistas e moradores. Desde 1979 o sanduíche de mortadela virou o carro chefe do bar.
