O economista Roberto Gianetti da Fonseca participou nesta sexta-feira (09/01) do TMC3060. Durante a entrevista ele disse que o acordo do Mercosul com a União Europeia trará benefícios para os dois blocos econômicos, entre eles a geração de mais empregos em algumas áreas.
“O cidadão brasileiro, do Mercosul, vai ter dois benefícios. Primeiro mais emprego nos setores de agro alimentícios, indústria de transformação, na área siderúrgica, na área de produtos manufaturados de origem mineral e agrícola, onde o Brasil tem uma competitividade muito grande e vai conseguir ganhar parcelas do mercado europeu. Vai gerar emprego de qualidade e renda. Do lado do consumidor vão ter acesso a produtos europeus competitivos”, disse.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Gianetti, que foi secretário executivo da Camex (Câmara de Comércio Exterior) durante o governo FHC, relembrou a demora para o acordo sair. “Uma negociação muito complexa cheia de artimanhas e armadilhas, sem dúvidas traz um benefício muito grande para os dois blocos, a UE aparece divida o que não é muito bom. É um processo longo que se iniciou no governo Fernando Henrique e aqui estamos hoje tendo esse anúncio que parece bastante efetivo”, contou.
“É um sinal geopolítico muito importante, com a onda de protecionismo unilaterais, é um acordo de livre comércio e de derrubada de barreiras e tarifas. É um contraponto que se inicia de uma escalada protecionista no mundo, mostrando que o livre comércio tem suas virtudes”, afirmou ao contextualizar com a atual situação do mundo.
