Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoMilitares dos EUA capturam sexto navio petroleiro venezuelano e...

Militares dos EUA capturam sexto navio petroleiro venezuelano e reforçam bloqueio no Caribe

Fuzileiros navais apreenderam embarcação Veronica que navegava com bandeira da Guiana

Fuzileiros navais e marinheiros dos Estados Unidos apreenderam o petroleiro Veronica no Mar do Caribe nesta quinta-feira (15/01). A embarcação, que navegava sob bandeira da Guiana, é o sexto navio vinculado à Venezuela capturado pelo governo Trump como parte do bloqueio ao petróleo venezuelano implementado após a deposição de Nicolás Maduro.

A operação ocorreu horas antes de um encontro programado entre o presidente Donald Trump e a opositora venezuelana María Corina Machado, marcado para as 14h (horário de Brasília) na Casa Branca.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Militares americanos realizaram a abordagem durante a madrugada, quando equipes da Força-Tarefa Conjunta Southern Spear assumiram o controle do navio. Um vídeo divulgado pelo Exército norte-americano mostra os militares descendo de helicóptero por cordas até o convés da embarcação.

“Em outra ação antes do amanhecer, fuzileiros navais e marinheiros da Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, em apoio ao Departamento de Segurança Interna, partiram do USS Gerald Ford e apreenderam o Motor/Tanker Veronica sem incidentes”, informou o Comando Sul do Exército norte-americano.

A embarcação foi identificada pelo site de monitoramento marítimo Marine Traffic como um navio que navegava com bandeira da Guiana. Segundo autoridades americanas, o petroleiro integra o grupo que o governo Trump acusa o regime venezuelano de utilizar para contornar as sanções impostas contra a indústria petrolífera de Caracas.

A ação faz parte da estratégia americana de bloquear o comércio petrolífero venezuelano após a remoção de Maduro do poder. Em dezembro, Trump determinou um “bloqueio total” às embarcações que transportam petróleo da Venezuela.

“Como já demonstramos em múltiplas abordagens, não há como fugir ou escapar da justiça americana”, declarou a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem.

O Comando Sul do Exército norte-americano reforçou a mensagem.

“Mais uma vez, nossas forças conjuntas interagências enviaram uma mensagem clara esta manhã: ‘não há refúgio seguro para criminosos’. A Operação Southern Spear do Departamento de Guerra mantém-se firme em sua missão de defender nossa pátria, pondo fim às atividades ilícitas e restaurando a segurança no Hemisfério Ocidental”.

Antes do Veronica, cinco outros petroleiros vinculados à Venezuela foram apreendidos pelos EUA. Na última sexta-feira (09/01), o navio Olina, que navegava sob bandeira de Timor-Leste, foi interceptado também no Caribe, próximo a Trinidad e Tobago. De acordo com a base de dados Equasis, o Olina estava sob sanções americanas desde janeiro de 2025, quando ainda se chamava Minerva M.

Leia Mais: Embaixada americana diz que suspensão de vistos busca evitar fardos financeiros

Na quarta-feira (07/01), os EUA realizaram duas apreensões no mesmo dia: o Marinera (anteriormente conhecido como Bella 1), que navegava sob bandeira russa, e o M/T Sophia, de bandeira panamenha. Duas outras embarcações foram interceptadas em 2025.

“O rastreador AIS (de localização) da embarcação esteve ativo pela última vez há 52 dias na ZEE venezuelana, a nordeste de Curaçao. A apreensão ocorre após uma longa perseguição a navios-tanque ligados a carregamentos de petróleo venezuelano sujeitos a sanções na região”, diz a empresa britânica de gestão de riscos marítimos Vanguard.

Após as recentes apreensões, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, declarou que o bloqueio de petroleiros venezuelanos continua em vigor em todo o mundo“.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump