Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoAtaques israelenses matam ao menos 20 palestinos em Gaza,...

Ataques israelenses matam ao menos 20 palestinos em Gaza, incluindo quatro crianças

Acordo de cessar-fogo em Gaza, que conta com apoio dos Estados Unidos, sofre novo revés com esses incidentes

Um ataque israelense em Gaza matou ao menos 20 palestinos nesta quarta-feira (04/02), informaram autoridades de saúde locais. A ação militar ocorreu três dias depois da reabertura da fronteira de Rafah, principal passagem entre Gaza e Egito.

As operações militares atingiram diferentes regiões do território palestino, com ataques registrados tanto no sul quanto no norte de Gaza. Segundo informações da Reuters, as Forças Armadas de Israel justificaram a ofensiva como resposta a disparos realizados por militantes contra tropas israelenses que atuavam próximo à linha de armistício com o Hamas.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Entre os mortos, estava um médico que prestava socorro a pessoas atingidas por um primeiro ataque na cidade de Khan Younis, no sul de Gaza. Ele foi atingido por um segundo bombardeio no mesmo local, segundo as autoridades de saúde palestinas.

Os ataques também vitimaram um bebê de apenas 5 meses, durante bombardeios na cidade de Gaza, região norte do território. No total, quatro crianças estão entre os mortos, informou a Reuters. As autoridades não divulgaram informações sobre o número total de feridos ou sobre possíveis danos à infraestrutura local.

As Forças Armadas israelenses afirmaram que lançaram os ataques após militantes abrirem fogo contra tropas israelenses que operavam perto da linha de armistício com o Hamas. Segundo os militares, um soldado ficou gravemente ferido durante o incidente, o que foi caracterizado como uma violação do acordo de cessar-fogo.

A intensificação da violência compromete os esforços de pacificação na região. O acordo de cessar-fogo, que conta com apoio dos Estados Unidos, sofre novo revés com esses incidentes, especialmente após a reabertura da principal passagem de fronteira com o Egito, que havia ocorrido três dias antes e representava um avanço importante para a trégua.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Irã afirma que acordos em negociações com EUA podem envolver energia, mineração e aeronaves

Irã afirma que acordos em negociações com EUA podem envolver energia, mineração e aeronaves

Uma nova rodada de negociações entre Irã e Estados Unidos está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (17/02) em Genebra, na Suíça
Membros do Conselho de Paz prometeram mais de US$ 5 bilhões para Gaza, diz Trump

Membros do Conselho de Paz prometeram mais de US$ 5 bilhões para Gaza, diz Trump

Plano de governo do presidente estadunidense inclui dar fim à guerra entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas em Gaza
Donald Trump e Benjamin Netanyahu se encontram para discutir Conselho de Paz

Israel confirma participação em 1º reunião do Conselho da Paz de Trump

Durante o evento, o presidente dos EUA apresentará um plano de reconstrução para o território palestino avaliado em bilhões de dólares
Dois soldados israelenses em cima de escombros na região de Gaza

Ataques deixam 9 mortos em Gaza após acusação de violação do acordo pelo Hamas

Bombardeios atingiram acampamento de deslocados no norte e área de Khan Younis no sul; militares israelenses afirmam que terroristas emergiram de túnel a leste da linha de demarcação