Um brasileiro que vive há 24 anos nos Estados Unidos foi preso na quinta-feira (19/02) por agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas do país. A detenção ocorreu no estado de Maryland.
Ailton de Souza, natural do Paraná, foi abordado enquanto dirigia um veículo da empresa em que trabalha, a Mattison Sunrooms, especializada na construção de varandas envidraçadas.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que ele é algemado e colocado em uma viatura do ICE. Nas imagens, o brasileiro pergunta aos agentes se poderia comprar uma passagem para retornar ao Brasil, afirmando que tinha dinheiro no carro. “Posso comprar as passagens hoje ou amanhã”, diz ele no registro.
Situação familiar e defesa
Ailton vive nos Estados Unidos com a esposa e dois filhos, que nasceram no país. Segundo o empregador dele, Ian Mattison, o trabalhador é considerado dedicado e competente. O empresário informou que contratou um advogado para tentar a liberação do brasileiro mediante pagamento de fiança.
Atualmente, Ailton está detido em um centro para imigrantes em situação irregular na cidade de Baltimore. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a situação migratória dele nem sobre eventual processo de deportação.
Endurecimento da política migratória
A prisão ocorre em meio ao endurecimento da política de imigração adotada pelo governo do presidente Donald Trump. A administração federal ampliou os poderes dos agentes do ICE para deter imigrantes em situação irregular.
Leia mais: Wagner Moura diz temer encontro com ICE nos EUA e compara situação com Brasil
Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), estrangeiros que violem a legislação migratória dos Estados Unidos estão sujeitos à prisão, mesmo que não tenham antecedentes criminais. O número de pessoas detidas pelo ICE aumentou nos últimos meses, conforme dados divulgados pelo próprio governo.
