Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoBrasileiro diz estar seguro, mas descreve cenário 'deplorável' em...

Brasileiro diz estar seguro, mas descreve cenário ‘deplorável’ em centro de detenção nos EUA

Após três dias sem contato, Matheus Silveira falou com a família e relatou falta de água quente, sujeira e ausência de informações sobre a volta ao Brasil

Por Luiza Rodrigues e Leonardo Resende, da TMC do Rio de Janeiro

O brasileiro Matheus Silveira, ainda detido nos EUA, conseguiu fazer contato com a família e denunciou as péssimas instalações onde se encontra. A esposa norte-americana, Hannah Silveira, contou à TMC que somente após 3 dias foi possível localizar Matheus. Os dois se falaram por uma ligação de três minutos.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O estudante está preso no centro de detenção para imigrantes na Louisiana. Antes, ele estava em San Diego, na Califórnia. Detido há mais de dois meses, ele tem sido transferido sem contato com a família. E sua esposa explica que as condições com que Matheus convive não respeitam os direitos básicos.

“Hoje eu ouvi dele e ele mencionou que esta instalação é absolutamente deplorável. Eu fiz algumas pesquisas e achei que a instalação anteriormente falhou em inspeções do Departamento de Segurança por suas condições horríveis. Ele disse que é um sistema muito grande como a prisão, onde eles todos ficam em uma grande sala. É nojento, não é limpo, eles não têm água quente, eles não têm acesso à internet”, contou HANNA.

O visto de estudante de Matheus venceu em 2023. Após se casar com Hannah, ele deu entrada no pedido de green card, mas foi preso durante a entrevista final em San Diego, em novembro, por já estar em situação irregular.

Matheus assinou um termo de autodeportação, que lhe permitia uma saída voluntária do país, mas está proibido de retornar aos Estados Unidos por 10 anos. Hannah afirmou que Matheus está sem informações de quando poderá pegar o voo de volta ao Brasil.

“Eu só estou feliz que fomos capazes de fazer contato e eu possa garantir que ele esteja seguro. Ele disse que ele está seguro, que ele está tudo bem, mas além que as condições são tão horríveis. Ele não tem informação sobre quando vai poder sair de lá. Ninguém lhe deu nenhuma informação sobre uma atualização sobre o seu caso ou uma atualização para poder tomar uma viagem comercial”, disse a esposa.

Em meio à crise, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirma que realiza políticas de repatriação de brasileiros no país por meio do programa “Aqui é Brasil”. Vale lembrar que Matheus se mudou para os Estados Unidos para estudar e se casou com Hannah em 2024. Ainda não há previsão para a resolução do caso.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Irã faz campanha de intimidação e detenções em massa após reprimir protestos

Irã faz campanha de intimidação e detenções em massa após reprimir protestos

Mais de 6.000 pessoas foram mortas nos protestos, segundo levantamento feito por grupos de direitos humanos
Presidente do TJ, Desembargador Ricardo Couto de Castro

Presidente do TJ cancela viagem e assume Governo do RJ após Castro viajar à Europa

Desembargador Ricardo Couto de Castro, terceiro na linha sucessória, fica no comando do Executivo até o retorno do governador
O Líder supremo do Irã, Ali Khamenei (Foto: Gabinete do Líder Supremo Iraniano/WANA/Divulgação via Reuters)

Irã prende milhares em campanha de detenções em massa após reprimir protestos, diz agência

Relatos foram feitos à Reuters por advogados, médicos, testemunhas e dois funcionários iranianos sob condição de anonimato
Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050

Brasil está entre os países que mais serão afetados