Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoBrasileiro se declara culpado por agredir agentes do ICE...

Brasileiro se declara culpado por agredir agentes do ICE durante prisão nos Estados Unidos

Homem de 25 anos confessou ter chutado, mordido e cuspido em agentes federais durante abordagem em Hartford e pode enfrentar até um ano de detenção

Um brasileiro de 25 anos se declarou culpado por agredir agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) durante sua prisão. A confissão de Luis Peterson Rohr Ferreira Borges foi divulgada pela procuradoria distrital de Connecticut na sexta-feira (23/01).

O incidente ocorreu em 25 de junho de 2025, na cidade de Hartford, quando agentes federais cumpriam um mandado contra ele. O mandado havia sido expedido em outubro de 2023, sob acusação de permanência irregular no território norte-americano.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Borges permanece detido desde sua prisão em junho do ano passado. A sentença para o caso será anunciada em 16 de abril. O brasileiro pode enfrentar até um ano de detenção pela acusação federal de agressão aos agentes.

Detalhes da agressão durante a prisão

Segundo a nota da procuradoria, o comportamento de Borges durante a abordagem foi violento. “Após ser colocado em uma viatura policial, ele chutou, se debateu e gritou obscenidades contra os agentes”, afirmou o órgão.

O documento detalha que, durante o transporte para um prédio federal, Borges “começou a levantar e movimentar a perna, que estava a poucos centímetros do agente que dirigia o veículo”. A situação escalou quando “Em seguida, mordeu outro agente que tentou contê-lo e cuspiu no agente que conduzia a viatura”, conforme relata a nota.

Outro processo em andamento

Além do caso de agressão aos agentes do ICE, Borges responde a outro processo no Tribunal Superior de Connecticut. Esta ação judicial está relacionada a uma prisão anterior, ocorrida em setembro de 2023.

Neste processo, o brasileiro enfrenta acusações de agressão contra agentes de segurança pública e outros profissionais de serviço essencial. As denúncias incluem também perturbação da ordem, obstrução da Justiça e intimidação motivada por preconceito.

A ação contra o cidadão brasileiro integra os esforços das autoridades dos Estados Unidos para combater a imigração irregular no país, que inclui operações de prisão e deportação realizadas pelo ICE em diversos estados americanos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump