Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoChina diz não temer guerra comercial após Trump ameaçar...

China diz não temer guerra comercial após Trump ameaçar impor mais 100% de tarifa

Pivô desse novo episódio da guerra tarifária entre os EUA e China são as terras raras, minerais estratégicos para a transição energética e indústria de alta tecnologia

O Ministério do Comércio da China respondeu à ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar em mais 100% a tarifa contra o país asiático, a partir de 1º de novembro. A declaração foi divulgada neste domingo (12), dois dias após o líder americano questionar o anúncio chinês para o controle de exportação sobre terras raras.

A China argumenta que tem poder de agir, com base nas leis e regulamentos locais, o próprio sistema de controle de exportação. O país ainda pontuou que os EUA exageram o conceito de segurança nacional por meio de “ações discriminatórias”, com a imposição de medidas unilaterais.

“A posição da China sobre a guerra comercial é consistente: não a queremos, mas não a tememos” diz trecho da publicação feita pelo Ministério do Comércio chinês, postada na rede social X.

O conflito comercial entre China e EUA, inflamado no início do ano, mas pausado após negociações, deve reativar as tensões. Naquele período, os dois países aumentaram, progressivamente, as tarifas sobre produtos importados um do outro. O governo americano cobrou 145%, enquanto Pequim anunciou 125%.

O pivô desse novo episódio da guerra tarifária entre os EUA e China são as terras raras, conjunto de 17 elementos químicos estratégicos, sobretudo para a transição energética e indústria de alta tecnologia, como fabricação de carros elétricos, celulares, televisores e até mísseis teleguiados.

Também conhecidos como minerais críticos, esses elementos estão concentrados, majoritariamente, em dois pontos do planeta: China e Brasil.

Notícias que importam para você

Avião da Airbus voando sobre o céu

Airbus anuncia recall de mais de 6 mil aviões após incidente

Maioria das aeronaves da A320 Family tem falha de software e precisam retornar com urgência
Homem branco com idade elevada de terno e gravata vermelha

Trump diz que vai anular atos de Biden assinados com “caneta automática”

Presidente alega que dispositivo foi usado ilegalmente por auxiliares de Biden
Alemanha pressiona UE por flexibilização em metas para fim dos carros a combustão

Alemanha pressiona UE por flexibilização em metas para fim dos carros a combustão

Carta do chanceler Friedrich Merz defende cronograma mais realista para indústria automotiva diante de concorrência chinesa e adoção lenta de elétricos