Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoColômbia convoca embaixador dos EUA em meio a disputa...

Colômbia convoca embaixador dos EUA em meio a disputa sobre tarifas e drogas

A disputa entre os dois países se dá devido aos ataques militares dos EUA a embarcações que supostamente transportavam drogas

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia informou na manhã desta segunda-feira (20/10) que o país chamou de volta ao país seu embaixador nos Estados Unidos, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que aumentaria as tarifas sobre importações de produtos colombianos e interromperia todos os pagamentos à nação sul-americana.

A disputa entre os dois países se dá devido aos ataques militares dos EUA a embarcações que supostamente transportavam drogas.

Trump também chamou o presidente colombiano Gustavo Petro de “líder do tráfico ilegal de drogas” no domingo (19/10), uma acusação que o governo de Petro disse ser ofensiva.

“Daniel Garcia-Pena, embaixador da Colômbia nos Estados Unidos da América, foi chamado de volta para consultas pelo presidente Gustavo Petro e encontra-se em Bogotá”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia. “Nas próximas horas, o governo nacional informará sobre as decisões tomadas.”

Os comentários de Trump sobre traficantes de drogas marcaram um novo capítulo nas relações conturbadas entre Washington e Bogotá, acusada pelo norte-americano de ser cúmplice do comércio ilícito de drogas.

Petro se opôs aos ataques militares dos EUA contra embarcações no Caribe, que mataram dezenas de pessoas e agravaram as tensões na região. Muitos especialistas jurídicos e ativistas de direitos humanos também condenaram as ações militares.

Trump disse que a ajuda financeira dos EUA à Colômbia seria cortada e os detalhes sobre as novas tarifas seriam revelados nesta segunda-feira, mas não ficou claro a qual financiamento Trump estava se referindo.

A Colômbia já foi um dos maiores destinatários de ajuda dos EUA no Hemisfério Ocidental, mas o fluxo de dinheiro foi repentinamente reduzido este ano pelo fechamento da Usaid, o braço humanitário do governo dos EUA.

Atualmente, a Colômbia paga tarifas de 10% sobre a maioria das exportações para os Estados Unidos, o nível básico que Trump impôs a muitos países.

por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo