Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoDados contradizem declarações de Trump sobre combate às drogas...

Dados contradizem declarações de Trump sobre combate às drogas na Venezuela

Até mesmo relatórios do próprio governo americano não apontam Venezuela como produtor relevante de cocaína ou rota principal para EUA

Donald Trump tem acusado o governo de Nicolás Maduro de envolvimento com o narcotráfico, mas essa narrativa não encontra respaldo em levantamentos técnicos disponíveis. Os relatórios oficiais, divulgados neste domingo (4), demonstram que a Venezuela não aparece entre os principais produtores de cocaína no continente americano.

As informações compiladas por órgãos internacionais e departamentos do próprio governo dos Estados Unidos contradizem diretamente as alegações do ex-presidente americano. Os dados técnicos não classificam o território venezuelano como rota significativa para o transporte de drogas em direção ao mercado consumidor norte-americano.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A retórica de combate às drogas utilizada por Trump contra o regime de Maduro parece ter objetivos políticos que ultrapassam a questão do narcotráfico. Especialistas em relações internacionais e políticas antidrogas têm observado a discrepância entre as acusações políticas e os dados oficiais disponíveis.

O presidente venezuelano é o principal alvo das acusações feitas por Trump, que o caracteriza como figura central no tráfico de drogas regional. Maduro nega as alegações. Representantes do governo venezuelano classificam as acusações como parte de uma campanha difamatória com propósitos geopolíticos.

Leia mais: Trump ameaça Delcy Rodríguez caso não siga ordens dos EUA: “Vai pagar um preço alto”

O contexto dessas acusações se desenvolve nas relações entre Estados Unidos e Venezuela, com repercussões para toda a América Latina. As alegações sobre narcotráfico têm servido como justificativa para medidas de pressão diplomática e econômica contra o governo venezuelano.

A manutenção dessa estratégia retórica por parte de Trump pode aumentar as tensões diplomáticas entre Estados Unidos e Venezuela, apesar da fragilidade dos dados que fundamentam tais acusações.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Donald Trump aponta o dedo para repórteres em coletiva de imprensa na Casa Branca

Trump chama juízes da Suprema Corte de “tolos e antipatriotas”

Presidente dos EUA anunciou que vai impor uma tarifa global de 10% em retaliação a decisão da Suprema Corte
Donald Trump aponta o dedo durante entrevista coletiva na Casa Branca

Trump desafia decisão da Suprema Corte e anuncia tarifa global de 10%

Presidente dos EUA se contrapõe à decisão da corte que invalidou nesta sexta-feira o tarifaço anunciado no ano passado
O presidente da FIFA, Gianni Infantino

Fifa anuncia parceria com Trump para construir estádio de 20 mil pessoas em Gaza

Federação investirá US$ 75 milhões em infraestrutura esportiva no enclave palestino em acordo firmado com Conselho da Paz comandado pelo presidente norte-americano
Ex-príncipe é flagrado no banco de trás de um carro saindo da delegacia

Polícia faz buscas em mansão da realeza em meio à investigação sobre irmão do rei Charles

Ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor foi detido na quinta-feira, sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público