A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, manteve conversas telefônicas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. As comunicações ocorreram na terça-feira (03/02) e foram anunciadas pela própria mandatária, durante pronunciamento oficial no Palácio de Miraflores, em Caracas.
A líder venezuelana enfatizou a necessidade de estabelecer relações baseadas no respeito mútuo, apesar das diferenças entre os dois países.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Durante o pronunciamento, Rodríguez estava acompanhada do irmão Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, e do ministro do Interior, Diosdado Cabello.
Um mês da prisão de Maduro
A aproximação diplomática acontece exatamente um mês após aoperação militar americana que resultou na captura de Nicolás Maduro, na capital venezuelana. Agora, o país sul-americano passa por um período de reorganização política sob a liderança interina de Rodríguez.
No discurso no Palácio de Miraflores, a presidente interina destacou “a importância de respeitar o direito internacional e de construir um diálogo baseado nos laços diplomáticos históricos” entre Venezuela e Estados Unidos.
Leia mais: ONU condena operação dos EUA que capturou Maduro na Venezuela
As conversas telefônicas representam um dos primeiros contatos oficiais de alto nível entre os governos após a mudança política na Venezuela. O diálogo ocorre em um contexto de relações historicamente tensas entre Caracas e Washington.
O pronunciamento não detalhou o conteúdo completo das conversas nem mencionou quais seriam os próximos passos nas relações diplomáticas entre os dois países.
