Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoDelcy Rodríguez conversa com Trump e pede respeito nas...

Delcy Rodríguez conversa com Trump e pede respeito nas relações EUA-Venezuela

Conversa entre Delcy e Trump ocorreu exatamente um mês após captura de Nicolás Maduro por militares americanos em Caracas

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, manteve conversas telefônicas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. As comunicações ocorreram na terça-feira (03/02) e foram anunciadas pela própria mandatária, durante pronunciamento oficial no Palácio de Miraflores, em Caracas.

A líder venezuelana enfatizou a necessidade de estabelecer relações baseadas no respeito mútuo, apesar das diferenças entre os dois países.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Durante o pronunciamento, Rodríguez estava acompanhada do irmão Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, e do ministro do Interior, Diosdado Cabello.

Um mês da prisão de Maduro

A aproximação diplomática acontece exatamente um mês após aoperação militar americana que resultou na captura de Nicolás Maduro, na capital venezuelana. Agora, o país sul-americano passa por um período de reorganização política sob a liderança interina de Rodríguez.

No discurso no Palácio de Miraflores, a presidente interina destacou “a importância de respeitar o direito internacional e de construir um diálogo baseado nos laços diplomáticos históricos” entre Venezuela e Estados Unidos.

Leia mais: ONU condena operação dos EUA que capturou Maduro na Venezuela

As conversas telefônicas representam um dos primeiros contatos oficiais de alto nível entre os governos após a mudança política na Venezuela. O diálogo ocorre em um contexto de relações historicamente tensas entre Caracas e Washington.

O pronunciamento não detalhou o conteúdo completo das conversas nem mencionou quais seriam os próximos passos nas relações diplomáticas entre os dois países.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia