Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueTrump anuncia intervenção administrativa na Venezuela e abertura para...

Trump anuncia intervenção administrativa na Venezuela e abertura para petroleiras dos EUA

Presidente dos Estados Unidos afirmou neste sábado (03/01) que o país vai "administrar" o país sul-americano temporariamente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump concedeu uma entrevista coletiva na tarde deste sábado (03/01) e afirmou que os EUA vão administrar temporariamente a Venezuela.

“Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”, declarou Trump

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Durante o pronunciamento, ele também anunciou que petroleiras norte-americanas começarão a atuar em solo venezuelano.

“Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos Estados Unidos, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, afirmou.

Presidente estadunidense também celebrou o que chamou de “maior operação militar” do país desde a Segunda Guerra Mundial com os ataques à Venezuela.

“Sob minhas ordens, as Forças Armadas dos Estados Unidos conduziram uma operação militar extraordinária na capital da Venezuela, empregando um poderio militar americano esmagador, aéreo, terrestre e marítimo, para lançar um ataque espetacular, um ataque como não se via desde a Segunda Guerra Mundial”, disse.

Ainda durante seu discurso, Trump citou a Doutrina Monroe e disse que “o domínio americano no Hemisfério Ocidental nunca mais será questionado”. A Doutrina Monroe, anunciada por James Monroe em 1823, visou impedir a recolonização europeia na América.

Quando foi perguntado se o Congresso norte-americano havia sido informado antes sobre a operação na Venezuela, como está na Constituição, Trump afirmou que o secretário de Estado informou membros do Congresso após porque “eles a vazariam. Sempre há vazamentos no Congresso“.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação