Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEm sua 1ª Missa do Galo, papa Leão diz...

Em sua 1ª Missa do Galo, papa Leão diz que negar ajuda aos pobres é rejeitar Deus

Tradicional missa de Natal reuniu cerca de 6 mil fiéis na Basílica de São Pedro

O papa Leão 14 afirmou em um sermão na véspera de Natal, na noite desta quarta-feira (24/12), que a história de Jesus ter nascido em um estábulo, por não haver lugar em hospedaria, deve lembrar aos cristãos que recusar-se a ajudar os pobres e os estrangeiros hoje é o mesmo que rejeitar o próprio Deus.

Leão, que fez do cuidado com os imigrantes e os pobres temas centrais de seu papado, disse que o nascimento de Jesus mostrou a presença de Deus em cada pessoa, enquanto o pontífice conduzia os 1,4 bilhão de católicos do mundo ao Natal em uma missa na Basílica de São Pedro.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

“Na Terra, não há lugar para Deus se não houver lugar para o ser humano. Recusar um é recusar o outro”, disse o papa durante a cerimônia solene, com a presença de cerca de 6.000 pessoas dentro da basílica.

Leão, o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, está celebrando seu primeiro Natal após ter sido eleito em maio pelos cardeais do mundo para suceder o falecido papa Francisco.

O papa, que criticou a divisiva repressão aos imigrantes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou uma frase do falecido Papa Bento XVI lamentando que o mundo não se importe com as crianças, os pobres ou os estrangeiros.

“Enquanto uma economia distorcida nos leva a tratar os seres humanos como meras mercadorias, Deus se torna como nós, revelando a dignidade infinita de cada pessoa”, disse Leão.

“Onde há espaço para a pessoa humana, há espaço para Deus”, disse ele. “Até mesmo um estábulo pode se tornar mais sagrado do que um templo.”

Fora da basílica, cerca de 5.000 pessoas assistiram à missa em telas na Praça de São Pedro, segurando guarda-chuvas e vestindo capas de chuva sob uma forte chuva em Roma.

Leão, de 70 anos, saiu para cumprimentá-las antes do início da missa. “Admiro, respeito e agradeço a coragem de vocês e o desejo de estar aqui esta noite”, disse ele, “mesmo com este tempo”.

Nesta quinta-feira (25/12), o papa celebrará a missa do dia de Natal e transmitirá a mensagem e bênção semestral “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo).

Leia mais: Zelensky pede reunião com Trump para tratar de territórios em acordo com Rússia

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia