Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA derrubam drone iraniano que se aproximava de porta-aviões

EUA derrubam drone iraniano que se aproximava de porta-aviões

Caça F-35C interceptou aeronave não tripulada modelo Shahed-139 para proteger embarcação USS Abraham Lincoln

Forças militares norte-americanas abateram um drone iraniano que se aproximou de um porta-aviões dos Estados Unidos que navega em direção ao Irã.

A interceptação foi realizada nesta terça-feira (3/02) por um caça F-35 que decolou da embarcação após a detecção da aeronave não tripulada. O governo iraniano ainda não se manifestou sobre o incidente.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O Exército dos EUA emitiu comunicado informando que a aeronave abatida era um modelo Shahed-139 pertencente às forças militares iranianas. A ação ocorreu em águas internacionais, na rota do porta-aviões USS Abraham Lincoln que segue em direção à costa iraniana.

“Um caça F-35C do USS Abraham Lincoln derrubou um drone iraniano em legítima defesa e para proteger o porta-aviões e a tripulação a bordo”, afirmou o porta-voz do Comando Central dos EUA, capitão Tim Hawkins, na nota oficial.

O incidente acontece em meio a crescentes tensões entre Estados Unidos e Irã relacionadas a um acordo de não proliferação nuclear. O país persa discorda de cláusulas do texto que exigem o fim do enriquecimento de urânio, argumentando que utiliza o processo apenas para finalidades civis.

O envio de forças navais americanas para a região ocorreu há duas semanas, quando o presidente Donald Trump anunciou o deslocamento de uma fragata para a costa iraniana. Na ocasião, Trump mencionou a possibilidade de atacar o território iraniano, renovando ameaças feitas durante protestos no país.

Leia mais: Governo britânico envia à polícia e-mails entre ex-ministro e Jeffrey Epstein

EUA e Irã já mantiveram um acordo de não proliferação nuclear durante o governo do ex-presidente Barack Obama. Trump, no entanto, retirou os Estados Unidos desse acordo em 2018, durante seu primeiro mandato, acusando o governo iraniano de financiar grupos terroristas.

Organizações não-governamentais estimam que até 6 mil pessoas morreram durante a repressão a protestos no Irã, fato mencionado no contexto das atuais tensões entre os países.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Mulheres palestinas descrevem “jornada de horror” ao cruzar de volta para Gaza

Mulheres palestinas descrevem “jornada de horror” ao cruzar de volta para Gaza

Mulheres palestinas relataram ter sido vendadas, algemadas e interrogadas pelas forças israelenses enquanto tentavam regressar a Gaza pela passagem de Rafah
73% dos imigrantes detidos nos EUA não têm antecedentes criminais, segundo universidade

73% dos imigrantes detidos nos EUA não têm antecedentes criminais, segundo universidade

Dentre todos os 68 mil imigrantes detidos nos Estados Unidos (EUA), 73% não têm antecedentes criminais. O cálculo é do Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC), banco de dados da Universidade de Syracuse, dos EUA
Departamento de Polícia investiga confronto físico ocorrido na segunda-feira quando discussão entre jovem na calçada e homem em veículo evoluiu para briga com múltiplas pessoas

Aluna é agredida em protesto estudantil contra o ICE no Texas

Polícia investiga confronto físico ocorrido quando discussão entre jovem na calçada e homem em veículo evoluiu para briga durante protesto
Otan inicia planejamento militar para missão no Ártico em meio à disputa pela Groenlândia

Otan inicia planejamento militar para missão no Ártico em meio à disputa pela Groenlândia

A Otan iniciou o planejamento militar para uma missão de vigilância reforçada, chamada de "Sentinela Ártica" em um contexto de tensões entre os Estados Unidos e os aliados europeus sobre a Groenlândia.