Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA preparam operações militares contra Irã que podem durar...

EUA preparam operações militares contra Irã que podem durar semanas

Pentágono envia porta-aviões adicional e milhares de soldados para o Oriente Médio; "Às vezes você tem que ter medo" para resolver situações, afirmou Trump

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão se preparando para possíveis operações contra o Irã que podem durar semanas, caso o presidente Donald Trump ordene um ataque. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (14/02) por duas autoridades norte-americanas à Reuters. O Pentágono está enviando um porta-aviões adicional para o Oriente Médio como parte dos preparativos.

As autoridades, que falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto, indicaram que um eventual conflito entre os dois países poderia ser mais grave que confrontos anteriores. Esta movimentação ocorre em meio a esforços diplomáticos entre Washington e Teerã.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Além do porta-aviões, o Pentágono está enviando milhares de soldados, aeronaves de combate, contratorpedeiros equipados com mísseis guiados e outros recursos militares para a região. Estes equipamentos têm capacidade tanto para realizar ataques quanto para defender as forças americanas.

Os preparativos militares foram confirmados no mesmo dia em que Trump visitou uma base militar na Carolina do Norte. Durante a visita, o presidente comentou sobre as negociações com o Irã, afirmando que “tem sido difícil chegar a um acordo”.

Trump acrescentou: “Às vezes você tem que ter medo. Essa é a única coisa que realmente vai resolver a situação”.

A escalada militar acontece após diplomatas dos Estados Unidos e do Irã terem realizado conversas em Omã na semana passada. O objetivo das negociações era retomar as discussões sobre o programa nuclear iraniano, especialmente após Trump ter mobilizado forças militares na região.

As operações militares, caso sejam ordenadas, afetariam diretamente o Irã e poderiam ter consequências para toda a região do Oriente Médio, alterando as relações entre Washington e Teerã.

Quando questionada sobre os preparativos para uma possível operação militar prolongada contra o Irã, a porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, declarou: “O presidente Trump tem todas as opções em aberto no que diz respeito ao Irã”.

Leia mais: Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Kelly complementou: “Ele ouve uma variedade de perspectivas sobre qualquer questão, mas toma a decisão final com base no que é melhor para o nosso país e para a segurança nacional”.

O Pentágono optou por não comentar sobre os preparativos militares quando consultado pela Reuters.

Ainda não se sabe se Trump efetivamente ordenará um ataque contra o Irã, nem quais seriam os alvos específicos caso as operações militares sejam iniciadas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia