Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA pressionam Rússia e Ucrânia para encerrar guerra até...

EUA pressionam Rússia e Ucrânia para encerrar guerra até o verão, diz Zelenskiy

Presidente ucraniano afirma que calendário eleitoral americano motiva urgência nas negociações após encontro em Abu Dhabi, onde países trocaram 157 prisioneiros

Os Estados Unidos querem que Moscou e Kiev encontrem uma solução para acabar com a guerra na Ucrânia antes do verão (no hemisfério norte), disse o presidente Volodymyr Zelenskiy.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Em declarações aos repórteres divulgadas por seu gabinete neste sábado (07/02), após a Ucrânia e a Rússia terem realizado dois dias de negociações mediadas pelos EUA em Abu Dhabi esta semana, Zelenskiy disse que Washington havia proposto negociações em Miami em uma semana e que Kiev havia concordado com isso.

Zelenskiy também criticou a Rússia por um ataque noturno a instalações energéticas ucranianas, dizendo em comentários publicados no X que Moscou deve ser privada da capacidade de usar o frio do inverno como vantagem contra Kiev.

“Os norte-americanos estão propondo que as partes encerrem a guerra antes do início deste verão e provavelmente pressionarão as partes a aderirem a esse cronograma”, disse Zelenskiy.

As eleições (intermediárias para o Congresso dos EUA em novembro) são definitivamente mais importantes para eles. Não sejamos ingênuos. E eles dizem que querem tudo resolvido até junho.”

A Reuters havia citado anteriormente fontes familiarizadas com o assunto, dizendo que os negociadores dos EUA e da Ucrânia haviam discutido como garantir um acordo rápido.

Leia Mais: Trump diz que não vai se desculpar por vídeo racista com Obama

A Ucrânia sugeriu um plano sequencial, disse Zelenskiy, mas ele não forneceu detalhes específicos.

As negociações desta semana em Abu Dhabi foram concluídas sem grandes avanços, mas a Rússia e a Ucrânia concordaram em trocar 157 prisioneiros de guerra cada, retomando essas trocas após uma pausa de cinco meses. Zelenskiy disse que a troca de prisioneiros de guerra continuará.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Uma mão mexe em um celular com o aplicativo da Uber na tela

Uber é condenada a pagar US$ 8,5 milhões a passageira vítima de estupro nos EUA

Júri federal no Arizona rejeitou argumento da empresa de que não poderia ser responsabilizada por ações de motoristas independentes; caso ocorreu em novembro de 2023
Epstein: como lorde casado com brasileiro gerou crise que pode derrubar premiê britânico

Epstein: como lorde casado com brasileiro gerou crise que pode derrubar premiê britânico

Peter Mandelson deixou cargo na Câmara dos Lordes após divulgação de documentos que mostram relação com bilionário acusado de crimes sexuais, segundo Departamento de Justiça dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarca para Palm Beach, na Flórida, na Base Conjunta Andrews, em Maryland (EUA), em 6 de fevereiro de 2026.

Trump diz que não vai se desculpar por vídeo racista com Obama

Presidente afirma que não viu o conteúdo completo antes da publicação, e Casa Branca chama repercussão de “distração”
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, ao lado da mulher, Usha Vance, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno (Foto: Yara Nardi/Reuters)

Vice-presidente dos EUA é vaiado na abertura das Olimpíadas de Inverno em Milão

Manifestações contra J.D. Vance ocorreram quando sua imagem apareceu nos telões durante o desfile da delegação norte-americana no estádio San Siro, na Itália