Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueEstados Unidos reforçam bases no Oriente Médio e elevam...

Estados Unidos reforçam bases no Oriente Médio e elevam tensão com o Irã

Imagens de satélite mostram mísseis Patriot móveis no Catar e aumento de aeronaves em meio a ameaças de Donald Trump

Os Estados Unidos reforçaram sua presença militar no Oriente Médio em meio à escalada das tensões com o Irã. Imagens de satélite analisadas por especialistas indicam que mísseis do sistema de defesa aérea Patriot foram posicionados em lançadores móveis montados em caminhões na base aérea de Al-Udeid, no Catar, a maior instalação militar americana na região.

A decisão de manter os mísseis em plataformas móveis, e não em posições fixas, sugere um cenário de maior risco. Nesse formato, os sistemas podem ser rapidamente reposicionados para ações defensivas ou ofensivas, caso haja uma resposta militar iraniana.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Segundo o analista de imagens William Goodhind, da Contested Ground, registros do início de fevereiro mostram até dez sistemas Patriot instalados em caminhões táticos HEMTT na base. Nesta terça-feira (10/02), porém, não estava claro se os equipamentos ainda permaneciam no local.

As imagens também revelam aumento significativo de aeronaves e equipamentos militares em Al-Udeid. Em 01/02, foram identificadas uma aeronave de reconhecimento RC-135, três cargueiros C-130 Hercules, 18 aviões-tanque KC-135 Stratotanker e sete cargueiros C-17. Em 17/01, havia 14 KC-135 e apenas dois C-17.

Combinação de imagens de satélite mostra o antes e o depois da instalação de sistemas de defesa aérea MIM-104 Patriot na Base Aérea de Al-Udeid, próxima a Doha, no Catar, em comparação entre 17/01/2026 e 01/02/2026
Combinação de imagens de satélite mostra o antes e o depois da instalação de sistemas de defesa aérea MIM-104 Patriot na Base Aérea de Al-Udeid, próxima a Doha, no Catar, em comparação entre 17/01/2026 e 01/02/2026 (PLANET LABS PBC via REUTERS)

Movimentações semelhantes foram observadas em outras bases americanas. Na base aérea de Muwaffaq Salti, na Jordânia, imagens de 2 de fevereiro mostram 17 caças F-15E, oito aviões de ataque A-10, quatro C-130 e quatro helicópteros não identificados. Em outro setor da mesma base, surgiram um C-17, um C-130 e quatro aeronaves de guerra eletrônica EA-18G Growler, que não apareciam em imagens de 25 de janeiro.

O reforço militar ocorre enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensifica o discurso contra Teerã. Em entrevista publicada em 10/02, Trump afirmou que o país pode adotar uma medida “muito dura” caso não haja acordo com o Irã sobre o programa nuclear. Ele também declarou considerar o envio de um segundo porta-aviões ao Oriente Médio, além da frota já presente na região, que inclui o porta-aviões Abraham Lincoln e caças F-35.

Apesar do tom ameaçador, Trump disse acreditar em uma saída diplomática. “Ou chegamos a um acordo, ou teremos que fazer algo muito duro”, afirmou, lembrando ataques anteriores realizados contra instalações iranianas.

O Irã, por sua vez, rejeita negociações sob ameaça. O ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, afirmou que conversas só poderão ocorrer se as pressões forem suspensas e alertou que as Forças Armadas iranianas estão prontas para responder de forma imediata e contundente a qualquer ataque. A Guarda Revolucionária também declarou que bases americanas na região podem ser alvos de retaliação em caso de agressão.

Leia mais: Trump e Lula têm boa relação após início acidentado, diz secretário dos EUA

A tensão entre os dois países se intensificou desde janeiro, após a repressão a protestos antigovernamentais no Irã. Autoridades iranianas afirmam ainda ter reabastecido seus estoques de mísseis após o conflito de junho de 2025, quando Israel e os Estados Unidos bombardearam alvos nucleares e militares iranianos. O país mantém, segundo Teerã, complexos subterrâneos de mísseis em diferentes regiões e segue ampliando sua capacidade militar enquanto as negociações permanecem incertas.

*Com informações da Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Vitória x Flamengo

Vitória x Flamengo: acompanhe a transmissão da TMC ao vivo

Confronto pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro terá cobertura completa no YouTube da TMC
Avião com 55 pessoas vai parar no mar na Somália; todos sobreviveram

Avião com 55 pessoas vai parar no mar na Somália; todos sobreviveram

A aeronave enfrentou um problema técnico na decolagem e precisou voltar a terra. Neste movimento, acabou rumando ao mar
FBI libera imagens de suspeito de sequestrar a mãe de apresentadora de TV dos EUA

FBI libera imagens de suspeito de sequestrar a mãe de apresentadora de TV dos EUA

Homem aparece em gravação recuperada da câmera de vigilância armado e usando uma máscara que escondia todo seu rosto
Policiais australianos agridem mulher durante protesto contra visita de presidente israelense

Policiais australianos agridem mulher durante protesto contra visita de presidente israelense

Incidente ocorreu em manifestação contra visita do presidente israelense em Sidney e gerou confrontos nas ruas da cidade, com testemunhas registrando perseguição policial