Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA retiram acusação de que Maduro comandava cartel de...

EUA retiram acusação de que Maduro comandava cartel de drogas

Departamento de Justiça americano modifica documento judicial após captura do ex-presidente venezuelano durante operação militar em Caracas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos retirou a acusação de que Nicolás Maduro liderava o Cartel de Los Soles em uma versão revisada do documento judicial contra o ex-presidente venezuelano. A modificação ocorreu no sábado (03/01), coincidindo com a captura de Maduro durante operação militar americana em Caracas, capital da Venezuela. A alteração representa uma mudança significativa na postura do governo Trump em relação ao suposto envolvimento do líder venezuelano com o narcotráfico.

Na nova versão da acusação, Maduro não é mais caracterizado como “chefe de uma organização terrorista narcotraficante”, mas como alguém que ajuda a “participar, proteger e perpetuar uma cultura de corrupção de enriquecimento a partir do tráfico de drogas”.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A revisão acontece após um período de crescentes tensões entre Washington e Caracas ao longo de 2025. Durante o ano passado, a administração Trump sustentou repetidamente que Maduro estava à frente do cartel venezuelano, posição que agora parece ter sido abandonada.

A operação militar americana resultou na prisão de Maduro e sua esposa, Cilia Flores, no último sábado (03/01) em Caracas.

A mudança na acusação também afeta a própria definição do Cartel de Los Soles. O grupo, que foi classificado como organização terrorista internacional pelo Departamento de Estado americano em novembro, é mencionado apenas duas vezes no documento atualizado.

No texto revisado, o Departamento de Justiça descreve o cartel de forma diferente: “O réu, Nicolás Maduro Moros — assim como o ex-presidente Chávez antes dele — participa, perpetua e protege uma cultura de corrupção na qual as elites poderosas da Venezuela se enriquecem por meio do tráfico de drogas e da proteção de seus parceiros traficantes. Os lucros dessa atividade ilegal fluem para oficiais civis, militares e de inteligência corruptos de diferentes níveis, que operam em um sistema de clientelismo comandado pelos que estão no topo — conhecido como Cartel de Los Soles ou Cartel do Sol, em referência ao símbolo do sol afixado nos uniformes de oficiais militares venezuelanos de alta patente”.

A existência do Cartel de Los Soles como organização estruturada já era questionada por especialistas. Jeremy McDermott, cofundador e codiretor do InSight Crime, fundação dedicada ao estudo do crime organizado nas Américas, define o grupo como uma “rede de redes” que facilita o tráfico de drogas, composta por militares de várias patentes e diferentes níveis políticos da Venezuela.

McDermott, cujas pesquisas são reconhecidas por veículos como “The New York Times”, “The Washington Post” e “The Guardian”, afirma que este esquema existe desde antes da chegada de Hugo Chávez ao poder. O pesquisador ressalta que o Cartel de Los Soles não possui a estrutura centralizada típica de organizações como o Cartel de Sinaloa, liderado por “El Chapo” Guzmán, ou o Cartel de Medellín, de Pablo Escobar.

Os motivos para a mudança na acusação formal contra o ex-presidente venezuelano não foram esclarecidos, assim como seus possíveis efeitos no processo judicial contra ele nos Estados Unidos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump