Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEpstein: como lorde casado com brasileiro gerou crise que...

Epstein: como lorde casado com brasileiro gerou crise que pode derrubar premiê britânico

Documentos revelam que lorde britânico, marido de brasileiro, teria recebido dinheiro do Epstein e vazado informações sigilosas do governo

Peter Mandelson, ex-embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos casado com o brasileiro Reinaldo Avila da Silva, renunciou ao cargo na Câmara dos Lordes após a divulgação de documentos que revelam vínculos com o bilionário Jeffrey Epstein. A renúncia ocorre em meio à crescente pressão política contra o governo liderado pelo primeiro-ministro Keir Starmer.

A crise política se intensificou após a divulgação dos documentos que indicam que Mandelson teria recebido dinheiro de Epstein e vazado informações sigilosas do governo britânico. Os arquivos contêm e-mails com informações políticas que podem ter violado a legislação do Reino Unido.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A polícia britânica analisa os relatos de má conduta “para determinar se atingem o patamar criminal para investigação”. O governo britânico preparava uma legislação para expulsar Mandelson da Câmara dos Lordes e retirar o título de nobreza dele, quando ele decidiu renunciar.

O que diz Starmer

Sobre o escândalo, Starmer expressou ao gabinete que ficou “chocado” com as revelações contidas nos novos documentos. Mandelson, de 72 anos, foi escolhido pessoalmente pelo premiê para ocupar a embaixada britânica em Washington, mas foi demitido do cargo em setembro do ano passado, devido às ligações com Epstein.

Tom Wells, porta-voz de Starmer, informou que o governo alertou a polícia sobre “prováveis informações sensíveis ao mercado” contidas nos documentos, relacionadas à crise financeira global de 2008, que não deveriam ter sido compartilhadas fora do governo.

Ocupou cargos de alto escalão

Mandelson ocupou cargos de alto escalão em governos trabalhistas anteriores antes de ser nomeado embaixador em Washington por Starmer. O escândalo se desenrola no Reino Unido, envolvendo instituições como a Câmara dos Lordes e o gabinete do primeiro-ministro.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Uma mão mexe em um celular com o aplicativo da Uber na tela

Uber é condenada a pagar US$ 8,5 milhões a passageira vítima de estupro nos EUA

Júri federal no Arizona rejeitou argumento da empresa de que não poderia ser responsabilizada por ações de motoristas independentes; caso ocorreu em novembro de 2023
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky

EUA pressionam Rússia e Ucrânia para encerrar guerra até o verão, diz Zelenskiy

Presidente ucraniano afirma que calendário eleitoral americano motiva urgência nas negociações após encontro em Abu Dhabi, onde países trocaram 157 prisioneiros
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarca para Palm Beach, na Flórida, na Base Conjunta Andrews, em Maryland (EUA), em 6 de fevereiro de 2026.

Trump diz que não vai se desculpar por vídeo racista com Obama

Presidente afirma que não viu o conteúdo completo antes da publicação, e Casa Branca chama repercussão de “distração”
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, ao lado da mulher, Usha Vance, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno (Foto: Yara Nardi/Reuters)

Vice-presidente dos EUA é vaiado na abertura das Olimpíadas de Inverno em Milão

Manifestações contra J.D. Vance ocorreram quando sua imagem apareceu nos telões durante o desfile da delegação norte-americana no estádio San Siro, na Itália