Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoExxonMobil contraria Trump e diz que é impossível investir...

ExxonMobil contraria Trump e diz que é impossível investir na Venezuela

Donald Trump pressiona companhias dos Estados Unidos a investirem bilhões na recuperação da indústria petrolífera da Venezuela

O CEO da ExxonMobil, Darren Woods, disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impossível investir na Venezuela, no cenário de hoje, contrariando os planos do líder americano. 

Na última sexta-feira (09/01), o Trump reuniu representantes de petroleiras na Casa Branca, ocasião em que pressionou executivos do setor a direcionarem recursos para o país sul-americano.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A maior petrolífera dos Estados Unidos mostrou-se relutante em assumir compromissos na Venezuela sem garantias concretas. Woods explicou os motivos da cautela: “Nossos ativos foram confiscados lá duas vezes. Então, você pode imaginar que reentrar uma terceira vez exigiria mudanças bastante significativas”.

Tanto a ExxonMobil quanto a ConocoPhillips abandonaram suas operações na Venezuela, há aproximadamente duas décadas, após a nacionalização de ativos pelo governo local. A reunião aconteceu uma semana depois que o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, foi sequestrado e preso pelas autoridades americanas.

Trump quer investimento de US$ 100 bilhões

Com tom assertivo, Trump solicitou às empresas que invistam US$ 100 bilhões para expandir a produção petrolífera venezuelana. O presidente americano enfatizou que as negociações para exploração seriam conduzidas diretamente com Washington, e não com Caracas.

“Se você não quiser entrar [na Venezuela], é só me avisar, porque tenho 25 pessoas que não estão aqui, hoje, mas estão dispostas a ocupar seu lugar”. 

Participaram da reunião representantes da ConocoPhillips, Halliburton, Valero, Marathon, Shell, Trafigura, Eni e Repsol.

Chevron na Venezuela

A Chevron é, atualmente, a única grande petrolífera americana que mantém operações na Venezuela. O vice-presidente da companhia, Mark Nelson, indicou que a empresa estaria comprometida com investimentos no país, segundo informações divulgadas durante o encontro.

A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo, estimadas em 303 bilhões de barris de 159 litros cada. Trata-se, principalmente, de petróleo bruto pesado, que requer tecnologia especializada para refinamento. Diversas refinarias na costa do Golfo do México, nos EUA, têm capacidade para processar esse tipo específico de petróleo.

Indústria deteriorada na Venezuela

A indústria petrolífera venezuelana encontra-se deteriorada. Para a recuperação dela, anos de trabalho e investimentos bilionários precisam ser demandados, de acordo com especialistas do setor.

Woods comprometeu-se a enviar uma equipe para avaliar a situação no país, mas ressaltou exigências para viabilizar investimentos.

Leia mais: Indústria dos EUA perde 8 mil empregos, na contramão das promessas de Trump e tarifas

“Mudanças significativas precisam ser feitas nas estruturas comerciais e sistema jurídico. É preciso proteções duradouras para os investimentos e mudanças nas leis de hidrocarbonetos no país”, completou o executivo.

Já Trump garantiu aos executivos que “agora há segurança total” para empresas estrangeiras, diferentemente da situação anterior sob o regime de Maduro.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump