Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoFrança enfrenta nova onda de surtos de doenças bovinas

França enfrenta nova onda de surtos de doenças bovinas

Casos de dermatose nodular contagiosa voltam a subir e se espalham pela Europa Ocidental. França já soma 83 surtos e reforça medidas de contenção.

A França enfrenta dificuldades para conter um aumento nos casos de dermatose nodular contagiosa em bovinos, com um novo surto detectado perto da fronteira com a Espanha, enquanto o vírus altamente contagioso se espalha pela Europa Ocidental pela primeira vez.

Causada por um vírus e transmitida por insetos, essa dermatose nodular é altamente contagiosa e afeta bovinos e búfalos, causando bolhas na pele e redução na produção de leite. Embora não represente risco para os seres humanos, frequentemente leva a restrições comerciais e perdas econômicas severas.

Historicamente presente na África e no Oriente Médio, a doença se expandiu para o sudeste da Europa em 2015 e para a Ásia em 2019.

O primeiro surto da Europa Ocidental ocorreu na ilha da Sardenha, na Itália, no final de junho, seguido pela França. A Espanha relatou o primeiro caso na semana passada.

A França relatou uma queda acentuada nos surtos no final de agosto após uma campanha de vacinação em massa, mas os casos voltaram a subir neste mês, espalhando-se dos Alpes para as regiões de Jura e Ain, no leste da França.

Um novo caso foi confirmado na quarta-feira em um rebanho nos Pirineus Orientais, perto da Espanha, informaram autoridades locais.

Até terça-feira, a França havia relatado 83 surtos, a Itália 72 e a Espanha nove, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.

França, Itália e Espanha já enfrentavam outra doença pecuária, o vírus da língua azul, que afeta ovinos e bovinos e que se espalhou pela Europa.

Todos os três adotaram medidas para conter a dermatose nodular contagiosa, de acordo com padrões internacionais.

O sindicato agrícola francês Confederação Camponesa, no entanto, disse que o abate automático e as longas restrições de movimento eram contraproducentes.

“Ao basear o controle da doença em medidas insustentáveis, o ministério causou pânico e movimentos de animais que favorecem a disseminação da doença”, afirmou nesta quinta-feira.

O ministro da Agricultura deve visitar Jura na sexta-feira para uma reunião de crise sobre a doença.

Por Reuters

Notícias que importam para você

Michael Waltz, embaixador dos EUA na ONU, fala ao microfone em reunião do Conselho de Segurança durante votação sobre Gaza

Conselho de Segurança da ONU adota resolução de Trump e aprova ação em Gaza

Plano do presidente americano é ter força internacional de estabilização para o enclave palestino
Os presidentes dos EUA e da Fifa, Donald Trump e Gianni Infantino, conversam no Salão Oval da Casa Branca

EUA facilitarão agendamento de vistos para torcedores na Copa do Mundo de 2026

Trump disse que acelerou a emissão de vistos e o tempo de espera agora é de cerca de 60 dias
A imagem registra um encontro entre o presidente do Brasil e o líder alemão. O chanceler alemão, Friedrich Merz, está de pé, voltado para a frente. Ele usa óculos e está vestido com um terno azul-marinho escuro e uma gravata azul-clara estampada. Ele sorri de forma aberta, virando levemente a cabeça em direção ao seu colega brasileiro. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, está de pé ao lado dele, também sorrindo amplamente e olhando para a frente. Ele veste um terno escuro sobre uma camisa social branca de colarinho aberto (sem gravata) e tem barba e cabelo grisalhos.

Ministro alemão elogia o Brasil após fala polêmica do chanceler sobre Belém

No Brasil, Merz participou da Cúpula dos Líderes, em Belém, organizada pelo governo brasileiro como evento pré-COP30