Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoÍndia estreita laços com o Talibã e diz que...

Índia estreita laços com o Talibã e diz que reabrirá a embaixada em Cabul

Historicamente, Índia e Afeganistão mantêm laços de amizade, mas Nova Délhi não reconhece o governo do Talibã

A Índia intensificou os laços com a administração afegã do Talibã nesta sexta-feira, dando um impulso ao grupo diplomaticamente isolado ao anunciar que deve reabrir sua embaixada em Cabul, fechada após o Talibã tomar o poder em 2021.

A administração afegã do Talibã também enviará diplomatas a Nova Délhi, disse seu ministro das Relações Exteriores.

A Índia fechou sua embaixada em Cabul após a retirada das forças da Otan lideradas pelos Estados Unidos do Afeganistão há quatro anos, embora tenha lançado uma pequena missão em 2022 para facilitar o comércio, o apoio médico e a ajuda humanitária.

Cerca de uma dúzia de países, incluindo China, Rússia, Irã, Paquistão e Turquia, têm embaixadas operando em Cabul, embora a Rússia seja o único país a ter reconhecido formalmente o governo do Talibã, cujos membros estão sob sanções da ONU, incluindo a proibição de viagens e congelamento de bens.

O anúncio da Índia foi feito durante as conversas em Nova Délhi entre o ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, e seu homólogo na administração do Talibã, Amir Khan Muttaqi, em uma visita de seis dias após obter uma isenção temporária de sua proibição de viagem.

Essa foi a primeira viagem à Índia de um líder do Talibã desde 2021.

“A Índia elevará sua missão técnica a uma missão diplomática em Cabul, e nossos diplomatas também virão aqui”, disse Muttaqi a jornalistas nesta sexta-feira, acrescentando que o objetivo é que os dois países voltem lentamente à “normalidade”.

Historicamente, Índia e Afeganistão mantêm laços de amizade, mas Nova Délhi não reconhece o governo do Talibã.

Reuters – tradução da Redação Brasília

Notícias que importam para você

Adolescente de 13 anos morre após inalar desodorante em desafio online

Adolescente de 13 anos morre após inalar desodorante em desafio online

Jovem foi encontrada sem vida em casa na Inglaterra após participar do "chroming", prática que busca euforia pela inalação de solventes
Foto tirada de um avião da Kyodo News em 9 de dezembro de 2025 mostra uma estrada desabada em Tohoku, na província de Aomori, nordeste do Japão, após um forte terremoto que atingiu a região na noite anterior.

Japão emite alerta para megaterremoto após tremor de 7,5 graus

Agência meteorológica prevê possível abalo de magnitude 8 ou superior no norte do país até a próxima semana. Tremor inicial deixou 30 feridos e forçou evacuação de milhares
Momento em que uma onda gigante se choca contra a estrutura de uma piscina natural

Onda gigante mata 4 turistas em piscina natural de Tenerife

Acidente ocorreu em área restrita nas Ilhas Canárias; quinta pessoa segue desaparecida