Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoIrã prepara contraproposta enquanto Trump avalia ataque militar

Irã prepara contraproposta enquanto Trump avalia ataque militar

Dois funcionários norte-americanos afirmaram que planejamento militar dos EUA sobre o Irã havia chegado a um estágio avançado

O ministro das Relações Exteriores do Irã disse na sexta-feira (20/02) que espera ter uma contraproposta pronta nos próximos dias após as negociações nucleares com os Estados Unidos nesta semana, enquanto o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que está considerando ataques militares limitados.

Dois funcionários norte-americanos disseram à agência Reuters que o planejamento militar dos EUA sobre o Irã havia chegado a um estágio avançado, com opções que incluíam atacar indivíduos específicos e até mesmo buscar uma mudança na liderança em Teerã, se Trump assim ordenar.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Na quinta-feira, Trump deu a Teerã um prazo de 10 a 15 dias para chegar a um acordo para resolver sua longa disputa nuclear ou enfrentar “coisas realmente ruins” em meio a um aumento militar dos EUA no Oriente Médio que alimentou temores de uma guerra mais ampla.

Questionado na sexta-feira se estava considerando um ataque limitado para pressionar o Irã a fechar um acordo, Trump disse a repórteres na Casa Branca: “Acho que posso dizer que estou considerando”. Questionado posteriormente sobre o Irã em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump acrescentou: “É melhor eles negociarem um acordo justo”.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse após discussões indiretas em Genebra esta semana com o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, e seu genro, Jared Kushner, que as partes chegaram a um entendimento sobre os principais “princípios orientadores”, mas que isso não significa que um acordo esteja iminente.

Leia mais: Brasileiro detido pelo ICE diz a agentes que compraria passagens de volta ao Brasil

Araqchi, em entrevista ao MS NOW, disse que tem uma contraproposta preliminar que pode estar pronta nos próximos dois ou três dias para análise pelas principais autoridades iranianas, com mais negociações entre os EUA e o Irã possíveis em cerca de uma semana.

A ação militar complicaria os esforços para chegar a um acordo, acrescentou.

Depois que os EUA e Israel bombardearam instalações nucleares e alguns locais militares do Irã em junho, Trump voltou a ameaçar com ataques em janeiro, quando Teerã reprimiu protestos generalizados com força letal.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Donald Trump aponta o dedo para repórteres em coletiva de imprensa na Casa Branca

Trump eleva tarifas de importação para 15% após Suprema Corte derrubar tarifaço

Presidente dos EUA anuncia aumento neste sábado, um dia após decisão judicial contrária à política tarifária implementada desde abril de 2025
Brasileiro em carro, algemado por agentes do ICE

Brasileiro detido pelo ICE diz a agentes que compraria passagens de volta ao Brasil

Ailton de Souza foi detido enquanto trabalhava; ele está em centro de detenção em Baltimore
Lula posa para foto ao lado do primeiro-ministro Narendra Modi e da presidente Droupadi Murmu

Lula defende união com Índia para evitar nova guerra fria entre potências globais

Presidente brasileiro discursou ao lado do primeiro-ministro Narendra Modi em Nova Délhi e assinou acordo sobre minerais críticos e terras raras estratégicos
Donald Trump discursa ao microfone na Casa Branca

Nova tarifa de Trump entra em vigor na terça-feira e isentará itens exportados pelo Brasil

Medida permanecerá ativa por 150 dias e terá isenção para carne, laranjas e minerais críticos