A invasão dos Estados Unidos à Venezuela e a captura de Nicolás Maduro marca um capítulo crucial, e também potencialmente perigoso na história da América Latina. O colunista Jamil Chade comentou durante o TMC 360 que dificilmente alguém se colocará no caminho do presidente estadunidense Donald Trump em consolidar seus interesses na região.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“[Donald Trump] não tem direito nenhum de fazer isso [captura de Maduro], é um desmonte completo do direito internacional e das instituições. Não tem ninguém que pode parar Donald Trump de conquistar um território ou derrubar um governo. De fazer algo que seja considerado de seu interesse”, afirmou.
Para Jamil, a ação dos Estados Unidos indica uma nova era nas relações internacionais marcada pelas intervenções imperialistas em territórios estrangeiros. E que as implicações no restante da América Latina serão visíveis.
Leia Mais: “Exigimos prova de vida de Maduro”, diz vice-presidente venezuelana Delcy Rodriguez
“É um momento muito perigoso que estamos vivendo, é a volta da era dos grandes impérios, seja a Rússia, a China ou agora, os Estados Unidos. É um recado a toda a América Latina, se os EUA tiverem êxito, que consigam instalar um outro presidente que aja conforme seus interesses, poderá moldar decisões de outros governos no futuro próximo”, acrescentou.
Assista na íntegra ao comentário de Jamil Chade:
