Tahirys dos Santos, atleta de 19 anos das categorias de base do FC Metz, sofreu queimaduras graves durante um incêndio em um bar na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, nesta quinta-feira (1º). O acidente deixou cerca de 40 mortos e 115 feridos, segundo informações das autoridades locais.
O incêndio começou por volta de 1h30 no horário local, equivalente às 20h30 de quarta-feira (31) no horário de Brasília, no estabelecimento Le Constellation. O jovem atleta foi transportado de avião para um hospital na Alemanha, onde permanece internado em estado grave.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O FC Metz confirmou a situação do jogador, que possui dupla nacionalidade francesa e cabo-verdiana. Em comunicado oficial, o clube francês declarou: “Profundamente abalados com a notícia, dirigentes, jogadores, comissão técnica e funcionários do clube estão em choque e unem seus pensamentos em apoio a Tahirys, neste momento em que ele enfrenta a dor”.
A polícia suíça investiga as causas do incêndio e considera a hipótese de que o fogo tenha sido provocado por uma explosão, descartando até o momento a possibilidade de terrorismo. Segundo relatos de duas turistas francesas à emissora BFM TV, as chamas teriam começado quando uma funcionária acendeu velas de aniversário muito próximas ao teto de madeira do local.
O bar estava lotado durante as celebrações de Ano Novo, e a rápida propagação do fogo dificultou a evacuação dos presentes, contribuindo para o alto número de vítimas.
Leia mais: Relatório dos EUA aponta planos militares da China contra Taiwan
O clube trabalha com as autoridades médicas para transferir Tahirys para um hospital na França, aproximando-o de sua base e facilitando seu tratamento.
