Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPeru elege Balcázar como presidente interino após afastamento de...

Peru elege Balcázar como presidente interino após afastamento de Jeri

Congresso peruano escolheu novo chefe do Executivo na madrugada desta quinta-feira (19/02) após escândalo envolvendo reuniões não divulgadas com empresário chinês

O Congresso do Peru elegou José María Balcázar Zelada como presidente interino do país. A votação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (19/02). Balcázar, do partido Peru Libre, assumiu após o afastamento de José Jeri, que ocupou o cargo por apenas quatro meses.

O novo chefe do Executivo vai cumprir mandato-tampão até as eleições gerais, previstas para 12 de abril.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Votação em dois turnos define sucessor

Quatro candidatos disputaram a presidência interina no Legislativo peruano. Nenhum obteve maioria absoluta na primeira rodada. Balcázar venceu Maricarmen Alva Prieto no segundo turno.

Fernando Rospigliosi, presidente do Congresso, era o próximo na linha de sucessão presidencial pela Constituição. Ele recusou assumir a Presidência do país. Os parlamentares precisaram eleger um novo presidente do Congresso, que assume automaticamente o comando da nação.

Escândalo “Chifagate” provoca queda de Jeri

José Jeri foi destituído após um escândalo apelidado de “Chifagate”, envolvendo reuniões não divulgadas com um empresário chinês. O nome faz referência aos restaurantes chineses locais.

O caso começou em janeiro. Jeri foi filmado chegando tarde da noite a um restaurante usando capuz. Ele se reuniu com o empresário chinês Zhihua Yang, dono de lojas e de uma concessão para projeto de energia. A reunião não foi divulgada publicamente.

Congresso usa censura para afastar presidente

O Legislativo utilizou o mecanismo de “censura” para remover Jeri da presidência do Congresso. Foram 75 parlamentares que votaram a favor da destituição, enquanto 24 votaram contra e três se abstiveram.

O impeachment exige maioria de 87 votos no Legislativo de 130 membros. A censura retira o título de presidente do Congresso com maioria simples.

Jeri afirmou que respeitaria o resultado da votação.

Terceiro presidente consecutivo removido

Jeri assumiu a presidência em outubro de 2025. Ele se tornou presidente depois que o Congresso votou por unanimidade pela destituição de Dina Boluarte. Partidos de direita que apoiavam Boluarte retiraram seu apoio em meio a escândalos de corrupção e à insatisfação com o aumento da criminalidade.

Boluarte não tinha vice-presidente. Jeri era presidente do Congresso na época e estava na linha de sucessão.

Jeri é o terceiro presidente consecutivo do Peru a ser removido do cargo. Nos últimos oito anos, o país andino teve sete presidentes.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ex-príncipe Andrew é preso sob suspeita de má conduta em cargo público, diz BBC

Ex-príncipe Andrew é preso sob suspeita de má conduta em cargo público, diz BBC

A prisão aconteceu nesta quinta-feira (19/02) na Wood Farm, propriedade localizada em Sandringham, no leste da Inglaterra
Esquiadores observam avalanche nos Alpes italianos

Avalanches assolam a região dos Alpes italianos; veja vídeo

Acidente no domingo vitimou duas pessoas e feriu outra em Courmayeur; região registrou recorde de 13 mortes na semana anterior
Donald Trump gesticula enquanto faz discurso

Trump vai realizar reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca

Estados-membros teriam se comprometido a doar mais de 5 bilhões de dólares para reconstrução e esforços humanitários na Palestina
Carro voa para dentro de casa nos EUA

Carro em alta velocidade voa e abre buraco em casa nos Estados Unidos; assista

Motorista dirigia picape em alta velocidade e se envolveu em acidente contra residência em Tigard, no estado de Oregon