Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoKremlin diz que Rússia e EUA fazem progresso nas...

Kremlin diz que Rússia e EUA fazem progresso nas negociações de paz sobre a Ucrânia

O presidente Vladimir Putin manteve cinco horas de conversações com dois enviados dos Estados Unidos na noite de terça-feira (02/12)

O Kremlin disse nesta sexta-feira (05/12) que Rússia e Estados Unidos estão fazendo progressos nas negociações de paz sobre a Ucrânia e que Moscou está pronta para continuar trabalhando com a atual equipe dos EUA.

O presidente Vladimir Putin manteve cinco horas de conversações com dois enviados dos EUA na noite de terça-feira (02/12), nas quais o Kremlin disse que aceitou alguns elementos, mas não outros, de um plano de paz elaborado pelos EUA.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Posteriormente, Putin reafirmou a exigência da Rússia de controle total sobre a região de Donbas, na Ucrânia, dizendo que Moscou tomaria a região à força, a menos que as tropas ucranianas se retirassem.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cujos esforços para acabar com a guerra até agora não conseguiram produzir um avanço, declarou que a reunião desta semana foi “razoavelmente boa”, mas que o caminho a seguir não estava claro.

O assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, que participou das conversas de terça-feira, disse ao canal de notícias Zvezda na sexta-feira: “Estamos, em minha opinião, progredindo nas principais negociações envolvendo nosso presidente. Isso é encorajador, e estamos prontos para continuar trabalhando com essa equipe norte-americana”.

De acordo com a agência de notícias estatal RIA, Ushakov afirmou que o Kremlin estava aguardando “a reação de nossos pares norte-americanos” às negociações de terça-feira.

Leia Mais: Trump manda recado direto: americanos devem sair da Venezuela “imediatamente”

A Ucrânia quer um cessar-fogo imediato e acusa Putin de fingir interesse em conversações de paz enquanto continua com a guerra. Ao mesmo tempo, Kiev teme que Trump e Putin possam fechar um acordo que a forçaria a aceitar termos profundamente desfavoráveis e a deixaria vulnerável a um novo ataque da Rússia no futuro.

A Ucrânia quer “paz real, não apaziguamento” com a Rússia, disse seu ministro das Relações Exteriores na quinta-feira.

A Rússia afirma que leva a sério a busca pelo fim da guerra, mas que atingirá seus objetivos por meios militares se não puder alcançá-los por meio da diplomacia.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Reprodução/X/@MocAviacao

Avião com 15 pessoas cai no norte da Colômbia e não deixa sobreviventes

Aeronave da estatal Satena fazia voo curto entre Cúcuta e Ocaña quando perdeu contato com o controle aéreo; autoridades investigam as causas do acidente
Ucranianos enfrentam frio intenso e ataques russos ao setor energético

Ucranianos enfrentam frio intenso e ataques russos ao setor energético

Queda de temperaturas abaixo de -20 °C e danos ao sistema elétrico agravam crise humanitária em meio à intensificação dos bombardeios russos
O Líder supremo do Irã, Ali Khamenei (Foto: Gabinete do Líder Supremo Iraniano/WANA/Divulgação via Reuters)

Irã eleva tom contra Washington e diz que ataque dos EUA significará guerra

Teerã reage às ameaças de Donald Trump, fala em resposta “imediata e sem precedentes” e afirma não negociar sob pressão militar
Agentes do ICE que mataram enfermeiro em Minneapolis são afastados

Agentes do ICE que mataram enfermeiro em Minneapolis são afastados

Alex Pretti participava de uma manifestação contra as operações de imigração quando foi morto pelos agentes federais do ICE