Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoLula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira...

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula aproveitou para convidar o papa Leão XIV para participar da COP30, em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV. Em seu perfil na rede social X, o líder brasileiro relatou ter conversado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.

“Parabenizei o santo padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, postou Lula.

O presidente disse ter relatado ao papa sua “relação de extrema proximidade” com religiosos brasileiros, citando especificamente dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.

Lula ainda conversou com Leão XIV sobre sua participação no encontro que acontece hoje na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em ingês). “E [sobre] como, em dois anos e meio, tiramos, pela segunda vez, o Brasil do Mapa da Fome”.

“Agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, completou.

Círio de Nazaré


Ainda em seu tuíte, o presidente disse ter convidado o pontífice para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro em Belém, “considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia”.

“Por conta do Jubileu, o papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, detalhou.

Por fim, Lula citou uma visita do papa ao Brasil, ainda sem data definida. “Ficamos muito felizes em saber que sua santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, escreveu.

“Lembrei que, ontem, tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”, completou.

Acompanharam Lula no encontro com Leão XIV a primeira-dama Janja da Silva, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura.

Agência Brasil

Notícias que importam para você

Policiais e bombeiros observam chamas de incêndio em edifício de parque industrial em Ezeiza, na Argentina

Explosão em parque industrial provoca incêndio e deixa feridos na Argentina

Chamas atingiram grandes proporções na cidade de Ezeiza, na Grande Buenos Aires
Mulher falando em palanque para outros trabalhadores do sindicato

Greve em massa de funcionários da Starbucks protesta por melhor salário e condições de trabalho

Com a marca sob os holofotes, empresa do ramo de bebidas e alimentos vive momento delicado
Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, fala em evento em Nova York

Trump cobra investigação de laços de Epstein com Bill Clinton e outros democratas

Presidente dos EUA diz que Epstein "é problema dos democratas"; lista de Trump inclui ex-secretário do Tesouro e fundador do LinkedIn