Zohran Mamdani assumiu o cargo de prefeito de Nova York na madrugada desta quinta-feira (1°). O democrata de 34 anos prestou juramento logo após a meia-noite em uma estação de metrô desativada localizada sob a sede da prefeitura.
Ele comandará a maior cidade dos Estados Unidos pelos próximos quatro anos, em um período que deve ser marcado por divergências com o presidente Donald Trump.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O novo prefeito é considerado um nome em ascensão na política de esquerda americana e representa uma clara oposição às políticas da atual administração federal. Mamdani chega ao poder em um contexto de polarização política nos Estados Unidos.
A cerimônia de posse aconteceu em um local incomum para eventos oficiais deste tipo, distanciando-se dos ambientes tradicionais para juramentos de novos prefeitos. O evento ocorreu precisamente no primeiro dia de janeiro de 2026.
Mamdani, filiado ao Partido Democrata, marca história ao se tornar o primeiro prefeito muçulmano a governar Nova York. Como líder da maior metrópole americana, suas decisões e posicionamentos terão relevância no cenário político nacional.
O mandato do novo prefeito se estenderá até 2030. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre os primeiros atos oficiais de Mamdani ou sobre a composição completa de seu gabinete.
Após a cerimônia, não houve declarações públicas do novo prefeito ou de representantes da administração Trump.
