Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoMaría Corina diz que Venezuela já foi invadida por...

María Corina diz que Venezuela já foi invadida por grupos estrangeiros

Opositora venezuelana premiada com Nobel da Paz denuncia presença de Hezbollah e Hamas operando livremente em território venezuelano

A opositora venezuelana e vencedora do Nobel da Paz, María Corina Machado, afirmou que seu país já enfrenta uma invasão estrangeira. A declaração foi feita nesta quinta-feira (11/12) durante coletiva de imprensa em Oslo, capital da Noruega, onde ela se encontra após a cerimônia de premiação do Nobel.

“Venezuela já foi invadida”, disse Machado ao responder perguntas sobre uma possível intervenção militar dos Estados Unidos no país, em meio às tensões entre o governo de Nicolás Maduro e Washington.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A líder opositora detalhou a presença de diversos grupos estrangeiros em território venezuelano durante seu pronunciamento ao lado do primeiro-ministro norueguês. “Temos agentes russos, temos agentes iranianos. Temos grupos terroristas como o Hezbollah e o Hamas operando livremente em conluio com o regime. Temos os gorilas colombianos, os cartéis de drogas que controlam mais de 60% da nossa população. E não se trata apenas de tráfico de drogas, mas também de tráfico humano”, explicou.

Machado caracterizou a Venezuela como o “antro do crime das Américas” e apontou que o regime de Maduro se sustenta por meio de atividades ilícitas. “O que sustenta o regime é um sistema de repressão muito poderoso e bem financiado. De onde vem esse dinheiro? Bem, do tráfico de drogas e do mercado negro de petróleo, do tráfico de armas, do tráfico humano. Precisamos cortar esses fluxos. E quando isso acontecer e a repressão enfraquecer, acabou, porque é a única coisa que resta ao regime: violência e terror”, afirmou.

A opositora chegou à Noruega na quarta-feira (10/12), fazendo sua primeira aparição pública em 11 meses. Ela está proibida de deixar a Venezuela pelo governo Maduro e tem vivido praticamente escondida durante o último ano.

Na cerimônia oficial realizada na quarta-feira, a filha de María Corina recebeu o Prêmio Nobel da Paz em nome da mãe. Durante sua estadia em Oslo, a premiada encontrou apoiadores no Grand Hotel da cidade.

Quanto ao seu retorno à Venezuela, Machado não revelou uma data específica. “Vim receber o prêmio em nome do povo venezuelano e o levarei de volta à Venezuela no momento oportuno. É claro que não direi quando será”, declarou aos repórteres presentes.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo