Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoOpositora de Nicolás Maduro viajará à Noruega para receber...

Opositora de Nicolás Maduro viajará à Noruega para receber Nobel da Paz

María Corina Machado confirmou presença na cerimônia em Oslo mesmo após regime de Maduro advertir que a considerará "foragida" se deixar o país

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, confirmou que irá a Oslo para receber o Prêmio Nobel da Paz. A cerimônia acontecerá nesta quarta-feira (10/12), conforme informou o Comitê Norueguês do Nobel. A decisão ocorre mesmo após o governo de Nicolás Maduro advertir que a considerará “foragida” caso saia da Venezuela.

Kristian Berg Harpviken, chefe do Instituto Nobel, afirmou à agência AFP: “Entrei em contato com Machado ontem à noite [6ª feira] e ela confirmou que estará em Oslo para a cerimônia“. Sobre os detalhes logísticos da viagem, Harpviken declarou: “Dada a situação de segurança, não podemos dizer mais sobre a data ou sobre como ela chegará”. Em declaração à emissora de rádio NRK, Harpviken acrescentou: “Nada é 100% certo no mundo, mas isto é tão certo quanto pode ser”.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Edmundo González, candidato presidencial da oposição nas eleições de 2024 e atualmente exilado na Espanha, também participará do evento. A premiação acontecerá na capital norueguesa, onde tradicionalmente é entregue o Nobel da Paz, enquanto as demais categorias são concedidas em Estocolmo, Suécia.

Machado vive escondida na Venezuela devido à perseguição política do regime. O Comitê Norueguês anunciou sua escolha como laureada em 10 de outubro deste ano, destacando “seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Leia Mais: Rússia ataca infraestrutura da Ucrânia e provoca apagões em 8 regiões

Em novembro, o procurador-geral da Venezuela declarou à AFP que María Corina seria considerada “fugitiva” se deixasse o país para receber seu prêmio. A oposição venezuelana convocou para este sábado, 6, marchas em várias cidades do mundo, para “acompanhar o reconhecimento à valentia de cada venezuelano, porque o Nobel é de todos e a esperança também”, segundo uma publicação nas redes sociais.

Ao receber o prêmio, a opositora venezuelana receberá 11 milhões de coroas suecas, aproximadamente R$ 6,2 milhões, além da tradicional estatueta.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

EUA alertam Irã sobre riscos de escalada com exercícios militares no Estreito de Ormuz

EUA alertam Irã sobre riscos de escalada com exercícios militares no Estreito de Ormuz

Manobras com munição real acontecem nos dias 1º e 2 de fevereiro em rota estratégica para exportação de petróleo
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, cumprimenta um membro do Supremo Tribunal de Justiça durante a abertura do novo período judicial com os magistrados do Supremo Tribunal, em Caracas. (Foto: Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Venezuela anuncia lei de anistia para presos políticos

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirma que medida busca pacificação nacional
cartaz com imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de Jeffrey Epstein colado em um ponto de ônibus em Nuuk, na Groenlândia

Arquivos de Epstein mencionam denúncia antiga de estupro envolvendo Trump

Acusação contra o presidente dos EUA aparece em documentos do FBI divulgados nesta sexta-feira (30/01)
Pessoas marcham em protesto contra o ICE durante o “National Shutdown”, dia nacional de paralisação com suspensão de aulas, trabalho e consumo, em Nova York

Veja o que se sabe sobre os protestos contra a política migratória de Trump

Atos ganharam força após a morte de Alex Pretti em operação do ICE em Minneapolis