Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoMotosserra arrasa oposição na Argentina com vitória do partido...

Motosserra arrasa oposição na Argentina com vitória do partido de Milei com 40%

Em discurso após a eleição, o presidente argentino comemorou o resultado e previu, a partir de 10 de dezembro, que o congresso argentino será o mais reformista

A Liberdade Avança, partido do presidente da Argentina, Javier Milei, obteve uma vitória nas eleições de meio de mandato, no último domingo (26), praticamente, empatando com a oposição peronista na importante província de Buenos Aires.

Analistas disseram, antes da eleição, que ganhar mais de 35% do total de votos seria positivo para o governo de Milei. Na prática, o resultado, provavelmente, daria ao partido governista e a aliados assentos suficientes no parlamento para impedir que a oposição derrube vetos presidenciais.

Leia mais: Eleição na Argentina vira “teste de fidelidade” com Trump e com o povo

Em discurso após a eleição, o presidente argentino comemorou o resultado e previu, a partir de 10 de dezembro, que o congresso do país será o mais reformista, o que pode facilitar a aprovação de medidas econômicas mais austeras.

“Passamos de 37 para 101 deputados e de 6 para 20 senadores. A partir de 10 de dezembro, teremos o Congresso mais reformista da história da Argentina”, considerou Milei. 

Dados da Câmara Nacional Eleitoral da Argentina apontam que a Liberdade Avança conquistou mais de 40% dos votos nas disputas pela Câmara, enquanto a Força Pátria obteve 24% (ou 31%, se considerados os partidos aliados).

Notícias que importam para você

O presidente Luis Inácio Lula da Silva

Lula critica unilateralismo e diz que Trump propõe “nova ONU”

Em evento do MST, presidente afirma que o multilateralismo está sendo desmontado, defende a dignidade do Brasil e diz atuar para evitar a “lei do mais forte” na política global
Pessoa segura um cartaz escrito:

Governo Trump autoriza ICE a invadir casas sem mandado

Efetivo do ICE passou de cerca de 10 mil agentes para 22 mil em apenas um ano, segundo agência
Homem negro executado há 70 anos é inocentado nos EUA

Homem negro executado há 70 anos é inocentado nos EUA

O Tribunal de Dallas reconheceu que a condenação e execução de Walker representaram "profundas injustiças"