Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoMuseu do Louvre contará com mais 100 câmeras até...

Museu do Louvre contará com mais 100 câmeras até 2026 após roubo em outubro

Instituição também pretende contar com delegacia de polícia avançada nas dependências do local

O Museu do Louvre, em Paris, instalará 100 câmeras externas até o final de 2026 como parte das medidas para reforçar a segurança após o espetacular assalto do mês passado, disse o diretor da instituição nesta quarta-feira (19/11).

Laurence Des Cars também afirmou em uma audiência na Assembleia Nacional que os laços com a polícia de Paris seriam estreitados com a instalação de uma “delegacia de polícia avançada dentro da propriedade do Louvre”.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O assalto à luz do dia de 19 de outubro, no qual quatro ladrões fugiram com joias no valor de US$ 102 milhões, levantou dúvidas sobre a credibilidade do museu mais visitado do mundo como guardião de suas inúmeras obras.

Embora os investigadores tenham acusado quatro suspeitos de envolvimento no ataque, os tesouros ainda não foram recuperados.

Autoridades admitiram que a cobertura das câmeras de segurança das paredes externas do museu era inadequada e que não havia cobertura da varanda envolvida no assalto.

Após o roubo, as autoridades francesas disseram que o Louvre implementaria medidas de segurança adicionais, incluindo dispositivos e barreiras anticolisão em vias públicas próximas, até o final do ano.

Leia Mais: Trump interrompe repórter que questionou príncipe saudita sobre o assassinato de jornalista

Um relatório publicado no mês passado pelo órgão de auditoria pública da França, conhecido como Cour des Comptes, afirmou que a incapacidade do museu de atualizar sua infraestrutura foi exacerbada pelos gastos excessivos com obras de arte.

Des Cars, no entanto, disse aos parlamentares: “Assumo total responsabilidade por essas aquisições, que são o orgulho de nosso país e de nossas coleções. O trabalho no Louvre não deve ser visto como concorrente ao enriquecimento das coleções nacionais”.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo