O professor e advogado Cláudio Finkelstein participou nesta quinta-feira (22/01) do TMC 360. Durante a entrevista, ele analisou a criação do Conselho de Paz anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Não existirá uma ONU paralela. Nós teremos vários grupos se reunindo, mas nenhum teria a magnitude que uma ONU teria. Até o próprio Trump já deixou claro que a ONU é uma instituição importante”, disse.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Finkelstein também contextualizou a geopolítica atual. “Nós não estamos vivendo uma era de normalidade na diplomacia, estamos vivendo uma ruptura das relações internacionais com o centro declarado nos EUA. Isso não é novidade, no primeiro governo Trump ele ameaçou fazer algo assim e na sua campanha ele deixou muito claro. Talvez a novidade nas relações internacionais seja o modo como as ideias imperialistas estão sendo expostas. Tudo que ele promete ele faz, mas de forma tosca”.
O professor opinou que o Conselho de Paz é “realmente necessário”. “A ideia é boa, na minha visão. Ter um conselho de paz para Gaza e que eventualmente se estenda para outras regiões problemáticas do mundo é necessário e a ONU não vem cumprindo esse papel. Historicamente a ONU não cumpriu o papel de manutenção da paz. Essa ruptura anunciada traz o que é as relações internacionais hoje”, disse.
