Representantes da Ucrânia, Estados Unidos e Rússia se reunirão a partir desta sexta-feira (23/01) nos Emirados Árabes Unidos para negociações trilaterais.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez o anúncio nesta quinta-feira (22/01), durante sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos. O encontro, que se estenderá até sábado (24/01), busca avançar nas tratativas para encerrar o conflito na Ucrânia.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
As conversas ocorrem um dia após Zelensky e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terem se encontrado em Davos para discutir questões relacionadas ao fim do conflito com a Rússia.
O presidente ucraniano indicou que as negociações de paz estão progredindo. “Os documentos destinados a pôr fim a esta guerra” estão “quase prontos”, afirmou Zelensky, sinalizando avanços no processo diplomático.
O território dos Emirados Árabes Unidos foi escolhido como local neutro para sediar as conversas entre representantes oficiais dos três países. As equipes americanas e ucranianas têm trabalhado “quase todos os dias” para encerrar o conflito, segundo o presidente ucraniano.
Após a reunião com Zelensky, Trump declarou a repórteres que ainda há “um longo caminho a percorrer” para encerrar o conflito. O presidente americano não forneceu detalhes sobre o conteúdo da conversa a portas fechadas, apenas mencionou que não discutiram sobre seu recém-formado “Conselho da Paz”.
Zelensky classificou a reunião com Trump como “positiva”, acrescentando que isso era “suficiente” a se dizer sobre o assunto. O presidente ucraniano reconheceu que a “última etapa” das negociações “é muito difícil”.
“Durante qualquer diálogo, com qualquer presidente, tenho que defender os interesses do meu país. É por isso que o diálogo talvez não seja simples”, disse Zelensky. “Mas hoje foi. Foi positivo.”
Trump, por sua vez, declarou que “a guerra tem que acabar” e que “esperamos que ela acabe. Muitas pessoas estão sendo mortas”. O presidente americano descreveu as negociações como “um processo contínuo” e afirmou que “Todos querem que a guerra termine.”
Leia mais: Lula discute plano de paz para Gaza com presidente palestino
Zelensky também enfatizou que “A Ucrânia está trabalhando com total honestidade e determinação, e isso traz resultados, e a Rússia também precisa estar preparada para acabar com esta guerra, para pôr fim a esta agressão”.
Não foram divulgados detalhes específicos sobre a agenda da reunião trilateral nos Emirados ou quais autoridades específicas representarão cada país no encontro.
