Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoOMS alerta para aumento dos níveis de resistência a...

OMS alerta para aumento dos níveis de resistência a antibióticos

Relatório da OMS mostra que a resistência a antibióticos cresce no mundo e já ameaça a eficácia dos tratamentos contra infecções.

Uma em cada seis infecções bacterianas confirmadas em laboratório é resistente a tratamentos com antibióticos, informou a Organização Mundial da Saúde na segunda-feira, pedindo que os medicamentos sejam usados de forma mais responsável.

A resistência aos antibióticos aumentou em cerca de 40% das amostras monitoradas, disse a agência de saúde da ONU em um relatório baseado em dados de mais de 100 países entre 2016-2023.

“A resistência antimicrobiana está ultrapassando os avanços da medicina moderna, ameaçando a saúde das famílias em todo o mundo”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado que acompanha o relatório.

“Precisamos usar os antibióticos de forma responsável e garantir que todos tenham acesso aos medicamentos certos, diagnósticos de qualidade garantida e vacinas.”

Em nível global, a resistência aos antibióticos é diretamente responsável por mais de 1 milhão de mortes por ano. Embora as mudanças genéticas nos patógenos façam parte de um processo natural, a atividade humana, como o uso indevido e excessivo de antibióticos para controlar infecções em humanos, animais e plantas, está acelerando esse processo.

Os níveis mais altos de resistência a antibióticos estão em partes do sul da Ásia e do Oriente Médio, onde cerca de uma em cada três infecções relatadas é resistente, de acordo com a OMS.

Na África, a resistência ao tratamento de primeira escolha para alguns tipos de bactérias encontradas em infecções da corrente sanguínea, que podem causar sepse, falência de órgãos e morte, agora ultrapassa 70%, segundo a OMS.

REUTERS TR

Notícias que importam para você

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Netanyahu discutirá 2ª fase do plano para Gaza com Trump no final do mês

Primeiro-ministro de Israel deve viajar a Washington para tratar das próximas fases da ocupação em Gaza
Hong Kong realiza eleições com candidatos pró-China após incêndio fatal

Hong Kong realiza eleições com candidatos pró-China após incêndio fatal

Votação ocorre sob forte esquema de segurança enquanto região ainda enfrenta impacto da tragédia que matou 159 pessoas em complexo residencial
Homem de expressão séria, usando camisa preta, aparece em primeiro plano ao ar livre; à esquerda, uma bandeira azul e amarela desfocada ocupa parte da imagem.

Zelensky se reúne com genro de Trump para negociar paz na Ucrânia

Ucrânia sinaliza disposição para diálogo após reunião entre EUA e Putin