Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPapa Leão invoca críticas às políticas de Trump em...

Papa Leão invoca críticas às políticas de Trump em primeiro grande documento

O texto, conhecido como exortação apostólica, está focado nas necessidades dos pobres do mundo

O papa Leão 14 fez um apelo urgente para que o mundo ajude os imigrantes em seu primeiro grande documento, que foi lançado nesta quinta-feira (09) e invocou uma das críticas mais fortes do falecido papa Francisco às políticas anti-imigração do presidente dos EUA, Donald Trump.

O documento de Leão, conhecido como exortação apostólica, está focado nas necessidades dos pobres do mundo. Ele pede mudanças amplas no sistema de mercado global para lidar com a crescente desigualdade e ajudar as pessoas que vivem de salário em salário.

O texto de 104 páginas começou como um projeto escrito por Francisco, que não conseguiu concluí-lo antes de sua morte em abril, após 12 anos liderando a Igreja global de 1,4 bilhão de seguidores. Ele foi concluído por Leão, o primeiro papa dos EUA.

“Estou feliz por tornar este documento meu — acrescentando algumas reflexões — e por publicá-lo no início de meu próprio pontificado”, escreve Leão no início do texto.

O cardeal Michael Czerny, conselheiro sênior tanto de Francisco quanto de Leão, disse que, embora o novo documento tenha sido iniciado pelo falecido papa, ele representa as posições de Leão.

“Este é o documento do papa Leão”, declarou Czerny em uma entrevista coletiva no Vaticano.

Reuters – tradução de Redação São Paulo

Notícias que importam para você

Foto aproximada do rosto da vítima, que veste trajes de proteção para caminhar na neve; se vê na imagem apenas seus olhos azuis e seu sorriso

Homem abandona namorada em montanha a -20ºC e responderá por homicídio

Alpinista de 33 anos morreu de hipotermia no monte Grossglockner após ser deixada para trás sem equipamentos de emergência
Captura de tela da transmissão do evento, mostrando o urso derrubando o homem no chão

Safári chinês cancela shows com ursos após animal atacar tratador

Urso-negro avançou contra funcionário durante apresentação em Hangzhou; administração afirmou que animal e tratador "já se reconciliaram"
Israel invade escritório da ONU para refugiados palestinos em Jerusalém

Israel invade escritório da ONU para refugiados palestinos em Jerusalém

Fiscais entraram na sede da UNRWA e retiraram equipamentos mesmo após agência ter desocupado o prédio. ONU exige devolução imediata dos bens