Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPeru anuncia estado de emergência após escalada de violência...

Peru anuncia estado de emergência após escalada de violência em Lima

O presidente interino do Peru, José Jerí, decretou na última terça-feira (21/10) “estado de emergência” na capital Lima e região metropolitana por conta da escalada de violência ocorrida nos protestos da “Geração Z”. A medida aconteceu em pronunciamento oficial do líder político na TV estatal do país e começou a valer a partir das 00h desta quarta-feira (22/10) (2h pelo horário de Brasília).

“A criminalidade cresceu muito nos últimos anos, causando enorme dor em milhares de famílias e prejudicando o progresso do país. Mas isso acabou. Hoje começamos a mudar a história da luta contra a insegurança no país. O estado de emergência, aprovado pelo conselho de ministros, entre em vigência a meia-noite e por 30 dias”, disse o líder político.

Na última quarta-feira (15/10), o rapper Eduardo Ruiz Sanz, conhecido como Trvko, foi morto por um policial que efetuou um disparo de arma de fogo contra ele durante as manifestações. O caso ganhou repercussão nacional e causou comoção entre os participantes do movimento que pedem reforma constitucional, o fechamento do congresso nacional, novas eleições e a diminuição da criminalidade.

Os protestos começaram em setembro deste ano quando o governo da então presidente, Dina Boluarte, aprovou medida que obrigava todos os cidadão acima de 18 anos a aderir um provedor de pensão para aposentadoria. Ela também foi acusada de possuir uma coleção de relógios de luxo não declarados.

Após a repercussão dos casos, no dia 10 de outubro o congresso aprovou o impeachment de Gina da presidência por unanimidade. José Jerí foi o escolhido para liderar o país interinamente e desde então declarou guerra ao crime organizado.

As ações dos manifestantes conhecidos como “Geração Z” são marcadas pelas redes sociais e já causaram muitos transtornos a segurança nacional. Isso porque ataques com coquetéis molotov, fogos de artifício e pedras são comuns nos protestos, que resultaram em 55 policiais feridos e 10 pessoas presas, de acordo com Jerí.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo