Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPiloto morre após queda de caça indiano durante Dubai...

Piloto morre após queda de caça indiano durante Dubai Air Show

Modelo HAL-Tejas foi comprado em massa pelo país asiático para reforçar a frota aérea em resposta aos avanços da China e Paquistão

O piloto de um avião de combate indiano morreu após a queda da aeronave nesta sexta-feira (21/11), durante o Dubai Air Show, evento realizado na capital dos Emirados Árabes Unidos. O caça HAL Tejas, utilizado pela Força Aérea Indiana, realizava um voo de demonstração quando caiu. A organização do evento afirma que o piloto não conseguiu se ejetar a tempo.

O Dubai Air Show é um evento acompanhado por centenas de pessoas onde aeronaves de todo o mundo realizam voos demonstrativos. A queda aconteceu no Aeroporto Internacional Al Maktoum, o segundo maior de Dubai. Sirenes de evacuação foram acionadas após a subida de uma fumaça preta no local onde o caça caiu.

Imagens postadas nas redes sociais mostram o momento do acidente por diversos ângulos; o avião aparenta perder o controle durante certo ponto da demonstração e despenca diretamente em direção ao solo. Apesar do ocorrido, a demonstração continuou uma hora e meia após a queda.

Em setembro deste ano, o Ministério da Defesa da Índia comprou 97 jatos HAL Tejas – “HAL” é a sigla da empresa Hindustan Aeronautics Limited, e Tejas é o nome do modelo – e deve começar a recebê-los em 2027. Ainda não se sabe, até o momento desta publicação, se o acidente envolvendo o caça vai afetar o contrato.

Leia Mais: Rússia diz que cerca de 5 mil soldados ucranianos estão encurralados na região de Kharkiv

A Índia adquiriu os caças com o intuito de reforçar sua frota aérea, em resposta ao avanço da presença militar da China e da parceria dela com o Paquistão, nação que vive tensões geopolíticas com a Índia.

Em nota, a Força Aérea Indiana (IAF) se pronunciou sobre o caso, lamentando o acidente e dizendo que irá realizar investigações. “A IAF lamenta profundamente a perda de vida e está com a família neste momento de luto”, afirma um trecho do comunicado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

EUA preparam operações militares contra Irã que podem durar semanas

EUA preparam operações militares contra Irã que podem durar semanas

Pentágono envia porta-aviões adicional e milhares de soldados para o Oriente Médio; "Às vezes você tem que ter medo" para resolver situações, afirmou Trump
Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes