O governo português decidiu suspender por três meses o Sistema de Entrada/Saída (EES) no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. A medida foi anunciada nesta terça-feira (30/12) após passageiros enfrentarem esperas de até sete horas no controle de imigração. Durante o período de suspensão, Portugal aumentará o número de agentes e equipamentos nas fronteiras.
O EES foi implementado em outubro de 2025 por 29 países da União Europeia, substituindo o tradicional carimbo nos passaportes. O sistema utiliza dados biométricos como impressões digitais e reconhecimento facial para identificar viajantes.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A suspensão temporária ocorre após meses de transtornos no principal aeroporto português. Os problemas começaram logo após a implementação do sistema e afetam principalmente cidadãos de países que não pertencem à União Europeia, como brasileiros, além de viajantes da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Leia mais: Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes em meio a surto do vírus Marburg
O governo português não informou como funcionará o controle migratório durante o período de suspensão nem quando o sistema será retomado após os três meses.
