Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPresidente israelense classifica ataque em Sidney como terrorismo contra...

Presidente israelense classifica ataque em Sidney como terrorismo contra judeus

Herzog pede ação contra antissemitismo após atentado durante celebração do Hanuká na praia de Bondi, na Austrália

O presidente de Israel, Isaac Herzog, classificou o atentado que matou onze pessoas na praia de Bondi, em Sidney, como “um cruel ataque a judeus cometido por terroristas”. O incidente ocorreu neste domingo (14/12) durante uma celebração do Hanuká, festival religioso judaico. Um suspeito foi morto pela polícia e outro foi detido pelas autoridades australianas.

Membros da comunidade judaica estavam reunidos para acender a primeira vela do Hanuká quando foram alvejados a tiros. O evento aconteceu na tarde de domingo, no horário local de Sidney, capital do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O premiê de Nova Gales do Sul, Chris Minns, afirmou que o ataque “foi planejado para atingir a comunidade judaica de Sidney, no primeiro dia do Hanuká”. As autoridades australianas, contudo, ainda não confirmaram oficialmente a motivação do atentado.

Herzog pediu ao governo australiano que tome providências contra o que chamou de “onda crescente de antissemitismo” no país. Em seu pronunciamento, o presidente israelense declarou: “Neste exato momento, nossas irmãs e nossos irmãos em Sydney, na Austrália, estão sendo atacados por terroristas vis em um ataque muito cruel contra judeus que foram acender a primeira vela de Hanuká na praia de Bondi. Nosso coração está com eles (…) Enviamos nossa mais calorosa força daqui, de Jerusalém, e repetimos nosso alerta, mais uma vez, ao governo australiano para que tome medidas e combata a enorme onda de antissemitismo que está assolando a sociedade australiana.”

A praia de Bondi, local do atentado, é um ponto turístico popular e frequentado por moradores locais. O número exato de feridos não foi divulgado no comunicado oficial.

Leia Mais: Tiroteio em praia na Austrália deixa 12 mortos; polícia prende suspeito

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, manifestou-se sobre o ocorrido. “Meus pensamentos estão com as pessoas afetadas”, declarou.

As investigações sobre o caso prosseguirão nos próximos dias para determinar todos os detalhes do atentado, incluindo a confirmação oficial da motivação.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo